COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL REUNIU-SE NO CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL

16/05/2018

16/05/18 02:13:23

Legislativo participa da busca de soluções para os problemas do transporte coletivo urbano dos alunos

| Crédito: Taís Vargas

por Elenise Minella

Nesta terça-feira(15), os vereadores que integram a Comissão Permanente de Educação da Câmara reuniram-se com a direção do campus do Instituto Federal e com a representação do Poder Executivo, para dar continuidade às tratativas que buscam solucionar os problemas do transporte coletivo urbano que atende aos estudantes que deslocam-se dos bairros da cidade para o Campus do Instituto, nos diversos turnos. Atualmente os alunos, familiares e professores reclamam da superlotação dos veículos e também da pequena quantidade de horários disponíveis para os deslocamentos de ida e de volta ao campus.

O Poder Legislativo vem atuando como interlocutor junto aos alunos, familiares, professores, direção do Instituto e a empresa Transfátima, responsável pelo transporte coletivo urbano, para encontrar alternativas que possibilitem a ampliação de horários nos períodos de maior procura pelo transporte, já que a demanda dos alunos do Instituto é crescente a cada ano, em virtude dos novos cursos que estão sendo oferecidos gradualmente à comunidade regional.

As alternativas que estão sendo trabalhadas tratam da elaboração de um aditivo ao contrato existente entre o município e a empresa que presta o serviço contemplando o trecho existente até o campus e o repasse de recursos no valor de R$ 40 mil por ano, provenientes de economias do Poder Legislativo, para que seja ampliada a oferta de horários por parte da empresa Transfátima.

A próxima reunião da Comissão Permanente de Educação da Câmara, que tem na presidência a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva, na relatoria o vereador Fernando Lucena Maciel e como membro o vereador Osvaldo Grigolo Júnior, deve acontecer ainda nesta semana na Procuradoria do município, para que sejam definidas as questões jurídicas que envolvem a elaboração do aditivo e o repasse de recursos à empresa.