COMISSÃO DE EDUCAÇÃO REALIZA DEBATE “PENSANDO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA” NA CÂMARA

29/05/2020

29/05/20 02:33:33

O debate foi transmitido ao vivo e contou com a participação de representantes da área através de uma live

| Crédito: Aline Reis

Por Taís Vargas

Na tarde de quinta-feira (28), a Comissão de Educação realizou no plenário da Câmara Municipal o debate “Pensando a educação nos tempos de pandemia”.

O debate teve como principal finalidade ouvir as representantes municipais, estaduais e nacional da área da educação sobre os caminhos a serem seguidos no ensino em meio a pandemia mundial do Covid-19 que acarretou na suspensão das aulas no estado que possuem a previsão de um possível retorno apenas no mês de setembro, segundo decreto estadual liberado na quarta-feira (27) pelo Governador Eduardo Leite. A partir de 1º de junho as aulas serão realizadas de forma virtual e os alunos que não dispuserem de tecnologia para acessá-las receberão o material impresso.

O Presidente da Comissão de Educação, vereador Fernando Lucena Maciel abriu o debate salientando a importância de discutir os caminhos da educação neste momento em que o mundo todo está enfrentando uma pandemia de grandes proporções.

A idealizadora do evento e relatora da Comissão, vereadora Selmari, agradeceu a participação de todos no debate que foi realizado para que dúvidas fossem sanadas em relação ao ensino a distância e outras medidas a serem tomadas diante da paralisação das aulas presenciais em todo o país.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Olívia Melo, agradeceu o espaço do Legislativo cedido pela Comissão para a realização do encontro, o que segundo ela possui apenas um intuito: ouvir todas as representantes da área sobre suas realidades e trocar experiências sobre ações a serem adotadas neste momento.

O evento contou também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), da 23ª Coordenadoria Regional de Educação (23ª CRE), da União das Associações de Moradores (UAMVA), Representante das diretoras das escolas municipais e do CEPERS sindicato.

O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara com a presença em live da promotora regional de educação Simone Martini, da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Fabiana Bitello e da presidente do Conselho Estadual de Educação Márcia Carvalho que contribuíram respondendo perguntas das representantes e das pessoas que assistiam a transmissão.

O debate foi acompanhado por cerca de 200 pessoas de forma online entre elas representantes de Conselhos Municipais de Educação de diversas cidades, Coordenações Regionais, professores e pais de alunos que interagiram com os participantes durante a conversa.