COMISSÃO DE SAÚDE RECEBEU REPRESENTANTES DA REDE DE MÃES

05/09/2019

05/09/19 03:28:19

Demandas referentes a mobilidade urbana e acessibilidade foram apresentadas no encontro

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Nesta terça-feira(03), a Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), recebeu as representantes da Rede de Mães de crianças especiais de Vacaria, o diretor da empresa Transfátima Leandro Jacobi e o diretor do departamento de Trânsito Zair Silveira. Na pauta do encontro estava o acesso das crianças e adultos especiais ao transporte coletivo urbano no município.

A Rede de Mães foi criada em fevereiro deste ano e reúne-se uma vez por mês na sala das entidades da Câmara Municipal de Vacaria, contando atualmente com 25 integrantes. Na reunião da Comissão de Saúde compareceram as mães Lisa Mussato, Luciane Chaves e Morgane Zanotto Zulian que apresentaram aos vereadores e aos representantes do transporte coletivo e trânsito as dificuldades que vem sendo enfrentadas pelas famílias e pelas crianças especiais de nosso município.

Dentre as demandas apresentadas estão: a falta de uma linha de transporte coletivo urbano que passe em frente a Escola da Apae, com parada nas imediações; o aumento do número de vagas para deficientes em frente a serviços de atendimento à saúde, a falta de fiscalização do mau uso das vagas especiais para deficientes no centro da cidade; a necessidade de fazer cumprir a legislação quanto a acessibilidade em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e restaurantes; a necessidade de ampliação do transporte coletivo urbano adaptado e a existência de veículos de passeio (táxi) adaptados que realizem o transporte de passageiros especiais.

Lisa Mussato entende que Vacaria pode dar um passo significativo para a inclusão de pessoas especiais, se pequenos gestos e pequenas ações começarem a ser realizadas neste momento. As mães sugerem o uso de rampas móveis até que sejam feitas rampas definitivas nos estabelecimentos comerciais e restaurantes, que as escolas trabalhem com as crianças transmitindo noções de cidadania, destacando a importância de que os motoristas não ocupem as vagas que são específicas para deficientes e outros comportamentos que vão fazer muita diferença na vida das famílias e das pessoas especiais.

O presidente da Comissão vereador Fernando Lucena Maciel entende que Vacaria possui problemas sérios relacionados a mobilidade urbana e à acessibilidade. Para ele cabe ao gestor público e ao legislador este olhar sensível às pessoas, suas necessidades e seus direitos como cidadãos. Se cada um fizer a sua parte, muito será feito em benefício da comunidade.

As solicitações da Rede de Mães serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, à Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, ao Consepro, à Guarda Municipal e à empresa Transfátima, oficializando as demandas apresentadas pela Rede de Mães.