COMITIVA VACARIENSE CONHECE TRABALHO DA COMISSÃO ESPECIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GRAMADO

Data de publicação

16/11/2022

Data de atualização

18/11/22 10:09:30

Além de representantes do legislativo e do executivo, membros de entidades foram à Gramado

Salvar imagem

| Crédito: Saulo Vargas

por Saulo Vargas e Júlia Costa

Na última quarta-feira, 16, o presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, e o diretor da Câmara, Enio Schinato, visitaram a Câmara Municipal de Gramado. A agenda objetivou a troca de experiências sobre a Comissão Especial das Pessoas com Deficiência da Câmara de Gramado, que tem como objetivo a discussão e criação de políticas públicas.

Fizeram parte da comitiva vacariense ainda, a psicóloga Juliana Biazus, coordenadora da ONG Passo Amigo, e as presidente e vice-presidente da AFACCS (Associação De Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra), Ana Paula Dal Bosco e Bruna Visentin.

Está sendo estudada a implantação de uma Comissão com os mesmos moldes em Vacaria, para discutir assuntos que auxiliem e atendam às demandas específicas das pessoas com deficiência. 

A comitiva esteve reunida com o presidente do legislativo de Gramado, Neri da Farmácia, que também é presidente da Comissão Especial, com o vereador Rodrigo Paim, membro da Comissão, e com a vereadora Juliane Zamboni, que coordena tecnicamente a APAE Gramado e o Centro macrorregional do TEAcolhe (Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista). 

O vereador Neri destacou que a busca pelos direitos das pessoas com deficiência precisa de uma união de esforços: “O assunto é complexo, por isso várias frentes devem andar juntas e dar as mãos. O protagonismo deve ser coletivo para chegarmos nos objetivos.” 

Para a vereadora Juliane, que vivencia o dia-a-dia das instituições que atendem às PCD, as parcerias são essenciais: “Não temos como trabalhar sem apoio. Precisamos estar juntos, definir prioridades e lutar por elas. Precisamos tornar as nossas cidades acessíveis, tudo isso dentro de uma legislação, de tudo que é correto.”

A comitiva ainda visitou a sede da APAE Gramado e do TEAcolhe para conhecer os trabalhos realizados. 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces