COMUNIDADE LOTA PLENÁRIO PARA ACOMPANHAR CONDECORAÇÃO DE CIDADÃOS VACARIENSES

Data de publicação

19/10/2018

Data de atualização

19/10/18 04:49:08

Adalecio Kovaleski, Atilio Costanzi Filho, Flávio Luiz Nery, Mário Geraldo Vieira Borges, Olivia Mélo da Silva e Sinval Gargioni Nery receberam a honraria

Salvar imagem

| Crédito: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

Na terça-feira (16), a Câmara Municipal realizou solenidade em comemoração aos 168 anos de emancipação de Vacaria. Na oportunidade, foram condecorados cidadãos vacarienses seis personalidades comprometidas com o desenvolvimento da cidade.

CIDADÃOS VACARIENSES | OS HOMENAGEADOS

ADALECIO KOVALESKI > Condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Vacaria
Título proposto pela bancada do PTB: vereadores Marcos Lima e Valdemir de Oliveira.

Adalecio Kovaleski é engenheiro agrônomo, doutor em ciências biológicas, professor e pesquisador na área de entomologia na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Uva e Vinho. É natural de Gaurama (RS) e chegou a Vacaria em 1982, a convite da Embrapa.

Foi Presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria, foi um dos fundadores do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e um dos motivadores do Colégio agrícola de Vacaria. Também Presidiu o Rotary Clube Vacaria dos Pinhais e foi Governador do Distrito 4700 do Rotary. Atualmente, é Presidente da Casa Abrigo Divina providência.

Durante o seu pronunciamento, Adalecio relembrou sua trajetória pessoal e profissional. Destacou a honraria concedida por Vacaria, que o acolheu há 36 anos:

“Por muitas vezes entrei nesta Casa, mas a emoção que senti hoje foi muito diferente das outras vezes. Quero fazer o agradecimento por esta homenagem, que vem como um presente. No dia de ontem, há 36 anos, eu aportava em Vacaria, que me acolheu como filho desta terra. Aqui, eu progredi como pessoa e como profissional, constituí minha família e meus negócios. E por esta razão, sou muito grato pela homenagem”.


ATILIO COSTANZI FILHO > Condecorado com o Título de Cidadão Emérito de Vacaria
Título proposto pelo suplente do PT, Valdecir Panisson, e pela vereadora Selmari Souza da Silva (PT).

Atilio Costanzi Filho é médico pediatra. É natural de Vacaria. Desde 1975, atua como pediatra, seja pelo Sistema Único de Saúde (antigo INPS), como associado da Unimed ou em consultório particular. Foi fundador e Presidente da Unimed Altos da Serra.

Impossibilitado de comparecer à solenidade, pois está em tratamento de saúde, Atilio foi representado pelo filho Anderson Costanzi: “Em nome de meu pai, com muita honra, recebo este Título de Cidadão Emérito de Vacaria, acreditando que ele fez e faz o melhor que pode na sua vida, dentro dos princípios de moral e ética, e, também, dentro de seu campo profissional: a pediatria”.


FLÁVIO LUIZ NERY > Condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Vacaria
Título proposto pelo vereador Moacir Bossardi (PSDB).

Flávio Luiz Nery é médico clínico geral e intensivista. É natural de São João Del-Rei (MG) e chegou a Vacaria para trabalhar. Está na cidade há 11 anos. Atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como associado da Unimed e em consultório particular.

Em seu pronunciamento, Flávio destacou a sua atuação no SUS e como intensivista na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Demostrou gratidão pela receptividade da comunidade vacariense:

“Quando cheguei a Vacaria em 2007, as pessoas se aproximavam e faziam de tudo para que eu tivesse a melhor impressão da cidade, como se isso fosse necessário, porque sinceridade, honestidade a amor ao próximo, não faltam em Vacaria. E isso quem vos fala é um forasteiro, que antes de se estabelecer nesta querência, já havia desbravado outros horizontes. Mas lugar nenhum pelos quais passei, senti vontade de enraizar e expandir família com senti nessa terra”.


MÁRIO GERALDO VIEIRA BORGES > Condecorado com o Título de Cidadão Emérito de Vacaria
Título proposto pelo vereador Moacir Bossardi (PSDB).

Mário Geraldo Vieira Borges é torneiro-mecânico, empreendedor. Presta serviços para a Prefeitura Municipal, consertando veículos. É natural de Vacaria.

O vereador Moacir, durante seu pronunciamento, afirmou que Marinho, é um trabalhador exemplar, comprometido. Sempre que solicitado, ele prioriza o conserto de veículos destinados à área da saúde, responsável pelo transporte de pacientes.

Em seu discurso de agradecimento, Mário destacou o seu amor pela cidade e revelou que os filhos precisaram migrar por falta de oportunidades. “A minha filha mora em Xanxerê e meu filho em Concórdia. Pela opção profissional deles, pelo estudo deles, não conseguiram emprego em Vacaria, mas sempre pensam em voltar”.


OLIVIA MÉLO DA SILVA > Condecorada com o Título de Cidadã Honorária de Vacaria
Título proposto pela vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT).

Olivia Mélo da Silva é professora, graduada em Matemática e Pedagogia. É Natural de Porteira do Pinhal, hoje Pinhal da Serra (RS). Em Vacaria, ministrou aulas nas Escolas Padre Efrem, Padre Pacífico, Ione Campos dos Santos e, também, na Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, leciona no Instituto Estadual Irmão Getúlio. É Presidente do Conselho Municipal de Educação.

Em seu pronunciamento, Olivia agradeceu a Cassimira, sua mãe, que foi sua primeira professora e afirmou o seu comprometimento com a educação:

“Quero agradecer a minha mãe, que foi minha primeira professora. Foi ela que me alfabetizou, assim como alfabetizou o meu pai. E, na idade adulta, ele lia muito jornais, revistas e a Bíblia. Ela foi a minha inspiração. Quero agradecer, também, a todos os meus familiares que aceitam a minha ausência em função do meu trabalho. Eu curto a minha família, mas tenho um compromisso com muitos cidadãos e cidadãs que precisam do meu trabalho.”


SINVAL GARGIONI NERY > Condecorado com o Título de Cidadão Emérito de Vacaria
Título proposto pela bancada do PTB: vereadores Marcos Lima e Valdemir de Oliveira.

Sinval Gargioni Nery é cirurgião-dentista. É natural de Vacaria. Graduado em odontologia pela PUCRS. Desde 1972, atua em Vacaria, integrando as equipes de saúde bucal do Instituto Nacional de Seguro Social, das Unidades Básicas de Saúde Kennedy, Municipal e Barcelos e do Presídio estadual de Vacaria.

Sinval proferiu muitos agradecimentos em seu pronunciamento, incluindo à comunidade vacariense: “Não posso esquecer de agradecer a comunidade de Vacaria, que sempre me prestigiou e permitiu que, mesmo depois de 47 anos, ainda continue na ativa. Hoje é um dia muito especial para nós, para os Gargionis, para os Nerys, para os Balbuenas”.


PLENÁRIO LOTADO
Amigos, familiares, colegas de trabalho e voluntariado dos homenageados vieram acompanhar a solenidade. Autoridades políticas, civis, religiosas e do judiciário também prestigiaram a solenidade, que foi conduzida pelo presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB).

EMÉRITO X HONORÁRIO
Os Títulos de cidadãos vacarienses são entregues anualmente em outubro, mês de aniversário de Vacaria. O emérito é entregue àqueles que nasceram em Vacaria e o honorário aos que nasceram em outras cidades.


 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces