COMUNIDADE LOTA PLENÁRIO PARA SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM ÀS MULHERES

13/03/2019

13/03/19 05:21:55

Bianca Acioly de Araujo e Luciana Vieira de Brito foram condecoradas no legislativo

| Crédito: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

Na noite desta terça-feira (12), a Câmara Municipal promoveu sessão solene de homenagem às mulheres. Todos os anos, no mês de março, o legislativo entrega a Medalha Mulher Cidadã, honraria que reconhece personalidades que se destacam pelo seu comprometimento com o desenvolvimento de nossa cidade.

A promotora de justiça Bianca Acioly de Araujo recebeu a Medalha neste ano. Na mesma noite, foi condecorada Cidadã Emérita de Vacaria a empreendedora Luciana Vieira de Brito.

"As homenageadas desta noite nos representam e representam dois pilares da civilização: a educação e a justiça, sem as quais a humanidade seria comprometida no caminho da sua evolução", comentou a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) proponente da homenagem à promotora.

MEDALHA MULHER CIDADÃ

Bianca Acioly de Araujo tem 37 anos e atua na promotoria de justiça criminal em Vacaria desde 2015, acolhendo as mulheres vítimas de violência.  "É imensurável a atuação que desempenha na sociedade como promotora de justiça, nos crimes de violencia contra a mulher. Sabemos que muitas destas mulheres encontram no Projeto Acolher a esperança, do verbo esperançar, de ir atrás, buscar, nunca desistir", reforçou Selmari.

Em seu pronunciamento, Selmari destacou as iniciativas de que extrapola sua obrigação profissional. Bianca criou um grupo de amparo e instrução às vítimas, levou o tema da violência às escolas, idealizou um grupo para os agressores e, também, trouxe a Vacaria o Projeto Acolher, que promove  oficinas de valorização feminina e, também, profissionalizantes.

Selmari aproveitou a oportunidade para destacar a importância de investimentos públicos na rede de proteção às mulheres. "É fundamental pensar e tratar com seridade e prioridade as políticas públicas que combatam a violência contra nós mulheres. E isso, não se faz com recursos insuficientes, sem profissionais de referência para o atendimento como asssitentes sociais, psicológos, entre outros. Muitos atendem com carga horária reduzida, mecanismo que enfraquece a atuação destes órgãos que fazem a rede de proteção", enfatizou.

CIDADÃ EMÉRITA DE VACARIA

A fundadora da Escolinha Pedacinho do Céu e do Colégio Gustavo Vieira de Brito, Luciana Vieira de Brito, recebeu o título de Cidadã Emérita de Vacaria. Luciana tem 49 anos e desde os 17 empreendeu.

O vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB), proponente da homenagem à Luciana, destacou em seu discurso a coragem das homenageadas e sua capacidade de persistir apesar das dificuldades.

"Acredito que a trajetória da professora Luciana, emprendedora, assim como da promotora Bianca, pode nos dar uma lição muito valiosa sobre coragem. A fundação da Pedacinho e da Gustavo não foi fruto de facilidades. Empreender por si só já é difícil,  mas é na dificuldade que percebemos até que ponto pode ir a capacidade de resistir das pessoas, ver uma dificuldade e transformá-la em uma oportunidade. A professora Luciana transformou uma vocação - de amor e cuidado pelas crianças - em sua profissão", disse Osvaldo.
Osvaldo reforçou, ainda, que há um longo caminho a percorrer, enquanto sociedade, para o reconhecimento dos direitos e respeito às mulheres: "Sou filho de uma mãe empreendedora, ela tem uma empresa de massas. Sou o caçula de três filhos. Acompanhei bem minha mãe e minhas duas irmãs. Quando eu era pequeno a acompanhava no mercado vender. Lembro do comportamento dispensado por alguns homens que pensavam: ´É mulher, tenho o direito de reduzir, tenho o direito de desconfiar', isso sempre me incomodou muito, por isso imagino da dificuldade da Luciana, com apenas 17 anos lançar-se como empreendedora. Se hoje há machismo, imagina há 20 anos atrás", comentou Osvaldo.

PLENÁRIO FEMININO

A comunidade vacariense lotou o plenário para acompanhar as homenagens. A maioria dos presentes eram mulheres. A solenidade foi conduzida pelo presidente Douglas Cenci (PT) e foi acompanhada por todos os parlamentares.