A enfermeira responsável técnica do SAMU, Lurdes Bortoleti, e o o comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria, Sgt. Luciano Maier, discursaram em agradecimento
por Júlia Costa
Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira, 12, os vereadores prestaram homenagem ao Corpo de Bombeiros e ao Samu de Vacaria. O reconhecimento foi de autoria do vereador André Rokoski (PP).
O vereador destacou em seu pedido de homenagem, a atuação das instituições no município, especialmente, no resgate às vítimas do acidente ocorrido no dia 30 de novembro, no km 44 da BR-116, em Vacaria, que deixou cinco membros de uma família feridos, entre eles três crianças e uma gestante.
“Nós não poderíamos encerrar o ano sem prestar essa singela homenagem, porque no dia-a-dia nós acompanhamos tudo o que o Corpo de Bombeiros faz pela nossa comunidade e pela nossa região, junto com o Samu. Esse acidente ocorrido no km 44 envolveu uma família e isso nos deixa muito sensibilizados, porque nós não vemos a hora de receber uma notícia boa e nós tivemos essa notícia naquele dia 30. Sabemos que nada disso teria acontecido sem o trabalho feito. Esse acidente foi apenas uma das situações que nos fez propor essa homenagem e ela é uma homenagem da comunidade de Vacaria, a qual gostaria de deixar um abraço para cada bombeiro e cada membro do Samu”, comentou o vereador André.
Acompanharam a Sessão, representantes dos Bombeiros e do SAMU de Vacaria, além de familiares e amigos dos homenageados.
A enfermeira responsável técnica do SAMU, Lurdes Bortoleti, agradeceu a sua equipe pelo trabalho realizado: “
Vocês são uns heróis, que diariamente são desafiados por inúmeras surpresas que nos são destinadas, mas que com muita dedicação, profissionalismo e agilidade técnica conseguem suprir a necessidade da nossa população”.
Atualmente, para atender urgências e emergências na cidade, a equipe do Samu de Vacaria conta com dez profissionais, sendo: a enfermeira responsável, quatro técnicos em enfermagem, quatro condutores socorristas e um condutor de apoio.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria, Sgt. Luciano Maier, o número de ocorrências é muito grande, mas as que envolvem crianças são as que os tocam mais:
“Essa ocorrência do acidente nos emociona e coloca cada vez mais para o meu efetivo o espírito de empatia. Sempre digo para eles que a empatia deve estar correndo em nossas veias, devemos nos colocar no lugar do próximo sempre.”
Segundo o comandante Maier, somente neste ano, foram atendidas mais de 1.100 ocorrências.
Aproveitando a ocasião, a partir de Moção de Apoio do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB), também foi prestada homenagem aos bombeiros e policiais militares que atenderam ocorrência de afogamento no Parque Santa Teresa, no último dia 3 de dezembro, em que um jovem se afogou num lago, sendo ressuscitado pelos bombeiros, mas vindo a falecer horas depois.
"Poderíamos ficar até amanhã falando sobre as diversas ações em que vocês atuaram, salvando vidas e se doando ao máximo. Nessa ocorrência do afogamento, infelizmente, o desfecho não acabou sendo o que queríamos, mas sabemos que vocês se doaram e fizeram até procedimentos que, pelo tempo que o jovem estava debaixo da água, já não era para ser feito, porque estava pondo em risco a vida de vocês. Mas pelo amor que têm pelo trabalho, se arriscaram e conseguiram tirar o jovem da água. Essa homenagem é para destacar esse espírito de abnegação. Que essa simples homenagem sirva de incentivo para que vocês sigam trabalhando”, disse o vereador Mauro em seu discurso.
O comandante Maier se emocionou ao lembrar da atitude dos profissionais no resgate do jovem que se afogou: “
O desfecho não foi o que queríamos, mas o que é de se destacar é que desde o primeiro momento do chamado, os meus militares acreditaram na vida. Eles poderiam não ter atuado naquele dia, porque não temos equipamento de mergulho e eles fizeram a mais, mergulharam cinco metros de profundidade e trouxeram alívio para a família que estava esperando. Isso representa tudo que é ser bombeiro. É sempre acreditar na vida, desde o primeiro momento em que o telefone toca.”
Caso queira conferir a homenagem na íntegra, ela está registrada em nossa página do Facebook (
clicando aqui) ou no nosso canal no YouTube (
clicando aqui).