CPI DOS RECÉM NASCIDOS AGUARDA DOCUMENTOS PARA INICIAR RELATÓRIO

Data de publicação

05/06/2018

Data de atualização

05/06/18 10:02:11

Diretor Técnico do HNSO, Dr. Jonatas Accioly Filho prestou esclarecimentos à CPI

Salvar imagem

| Crédito: Elenise Minella

Por Elenise Minella

Nesta segunda-feira(04), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), dos Recém Nascidos, criada no dia 20 de fevereiro, através de requerimento do vereador André Rokoski (MDB), ouviu o Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Dr. Jonatas Accioly Filho.

Convidado pela CPI para prestar esclarecimentos, o médico explicou aos vereadores sobre o funcionamento dos plantões nas áreas da obstetrícia e pediatria no Hospital de Vacaria. O Diretor Técnico comentou ainda sobre o sistema de atendimento prestado às gestantes através do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular, destacando o limitado número de profissionais que prestam serviços através de plantões principalmente na área da pediatria.

Na avaliação do Dr. Jonatas seriam necessários cinco profissionais para realizarem o plantão de sobreaviso, em condições ideais no município e atualmente apenas dois médicos especialistas prestam serviços nesta modalidade, havendo ainda um terceiro profissional que tem formação na área de Clínica Médica, que também vem prestando serviços na área da pediatria.

Ao ser questionado sobre as condutas dos profissionais da Obstetrícia e Pediatria, relatados pelos familiares dos bebês que vieram a óbito nos últimos meses, ouvidos pela CPI da Câmara, o Dr. Jonatas informou que o Conselho Regional de Medicina é o único órgão habilitado a realizar fiscalização, sindicâncias e processos ético-profissionais quanto a atuação do profissional médico.

O relator da CPI, vereador Douglas Cenci (PT), aguarda para os próximos dias a chegada de documentos como o novo contrato firmado entre o município de Vacaria e o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, assinado recentemente, bem como o contrato existente entre o Hospital e o SUS, para dar início à elaboração do relatório final da CPI dos Recém Nascidos. No relatório serão sugeridas ações concretas que possam contribuir  para que o número de óbitos neonatais sejam reduzidos no município de Vacaria.






 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces