DEOROCI FERNANDES DA SILVEIRA RECEBEU O TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO

12/09/2018

12/09/18 01:25:22

Tradicionalistas, familiares e amigos do músico lotaram o CTG Rancho da Integração para acompanhar a homenagem

| Crédito: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

Na noite de ontem, o músico Deoroci Fernandes da Silveira foi condecorado com o Troféu Candeeiro Farrapo. Tradicionalistas, amigos e familiares de Deoroci lotaram o CTG Rancho da Integração para acompanhar a homenagem.

Todos os anos, durante os Festejos Farroupilhas, a Câmara Municipal de Vacaria entrega o Candeeiro Farrapo. O prêmio foi criado em 2003 e está em sua 15ª edição. A honraria destaca personalidades que contribuem para a propagação e divulgação da tradição farroupilha.

Aos 73 anos, Deoroci dedicou grande parte de sua vida a cantar as belezas do Rio Grande. Foi um dos fundadores do conjunto “Os Caudilhos”, que levou a música gaúcha para todo o Brasil. Também contribuiu para a formação dos grupos “Os Vacarianos” e “Chamamento”. Além de cantar, emprestou sua voz às rádios Fátima e Esmeralda onde atuou como locutor por cinco anos. Foi, ainda, vereador e assessor parlamentar, trabalhando no legislativo vacariense por mais de uma década.

No tradicionalismo, além de divulgar a tradição gaúcha através da música, colaborou com os Centros de Tradições Gaúchas Rancho da Integração, Sentinela da Querência e Porteira do Rio Grande, onde foi diretor artístico.

A sessão solene de homenagem à Deoroci começou com um grande gaitaço, organizado por Sérgio Barreto. O homenageado, juntamente com a esposa Geni Vicenzi, foi ciceroneado pelos gaiteiros e conduzido até a mesa de honra pelo Presidente do legislativo, Mauro Deluchi Schuler (PSB), pelo Prefeito municipal em exercício, Renato Rech, pelo vice-presidente da Comissão organizadora da Semana Farroupilha 2018, Aristides da Silva Costa Filho, pelo Patrão do Grupo de Cultura Nativa Vacaria dos Pinhais, Luiz Edgar Rodrigues Branco e pelo representante do 10º BPM, Major Rodrigo Schwaab.

A solenidade contou com a participação dos 15 parlamentares vacarienses. O vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), falou em nome do legislativo: “Sinto-me agraciado por poder fazer parte desta homenagem que entrega o Candeeiro Farrapo a um dos mais autênticos artistas de nossa região, uma daqueles que traz a pampa para morar na cidade. Ele que já revela no seu apelido quem é: o gaúcho”.

Após o pronunciamento das autoridades, Deoroci falou ao público e também soltou à voz nos palcos. Acompanhado de João Maria Pinheiro da Rosa e João Rubira, cantou “Quando sopra o Minuano”, de João Cláudio Machado, fazendo o público entoar “levanta gaúcho, todos precisam andar”. Cantou, também, “Hino ao Rio Grande”, trazendo à memória o folclorista Paixão Côrtes, que recebeu o Candeeiro Farrapo em 2004. Por fim, Deocori Fernandes da Silveira encerrou a solenidade entoando o Hino Rio-grandense.