DESTAQUES NAS AGENDAS DA PRESIDÊNCIA

14/03/22 10:25:30

Presidente do Legislativo realizou importantes contatos com entidades e Poder Pùblico

por Elenise Minella

O presidente da Câmara, vereador Fabiano dos Santos Silva recebeu na quarta-feira (08) os representantes do SENAC, Marco Xavier e o Alisson Santos. Na pauta do encontro, as ações previstas e acordadas durante visita que realizou anteriormente ao Sindilojas, onde tratou com a Direção da entidade, sobre a importância da realização de cursos profissionalizantes gratuitos voltados para a capacitação e qualificação dos jovens da nossa cidade, através de parceria público privada.

Na avaliação do presidente do Legislativo é essencial neste novo momento da pandemia quando há uma retomada da economia, que certamente oportunizará a abertura de novos postos de empregos no decorrer deste ano, que os nossos jovens estejam preparados para as oportunidades que surgirão, especialmente no que refere-se ao primeiro emprego.

CEDEDICA

Durante reunião com a vice Presidente do CEDEDICA Eliane Risson dos Santos o presidente da Câmara tratou sobre o desenvolvimento de projeto específico, direcionado aos jovens, promovendo curso preparatório na área de vendas, secretariado e atendimento ao público, com a possibilidade de direcionamento ao mercado de trabalho.

O público-alvo, seriam menores assistidos, jovens e alunos de baixa renda na comunidade, que procuram capacitação e qualificação, visando uma oportunidade no mercado de trabalho.

O CEDEDICA, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como missão, executar Medidas sócio-educativas, de liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade em meio aberto, em consonância com o ECA, elegendo a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, em processo de desenvolvimento e com prioridade absoluta.

A aproximação e atuação do Poder Legislativo em parceria com o CEDEDICA, refletirá em políticas públicas que além de aumentar a autoestima dos jovens, sendo mais uma ferramenta de ressocialização e oportunidade de qualificação e a possibilidade de acesso ao primeiro emprego, também servirão de reforço escolar no contraturno, contribuindo para diminuir os índices de evasão escolar, a violência e a desigualdade, gerando oportunidade, promovendo a qualificação, o acesso qualificado ao mercado de trabalho e a inclusão social destes jovens. O Projeto está em fase de finalização e ajustes.

POSSE OAB VACARIA

O presidente do Legislativo, Fabiano dos Santos Silva participou na quarta-feira (09), da cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-Subseção Vacaria, que tem na presidência a Dra Monique Dalláqua, 1ª Presidente Mulher da OAB em Vacaria.

PRESENÇA NA CIC

Com o Presidente da CIC - Câmara de Indústria e Comércio de Vacaria Dr Tito César Conti Borges, do Secretário de Desenvolvimento Gabriel Prado e do Diretor Executivo João Airton, o presidente Fabiano tratou de assuntos relevantes para o desenvolvimento e o crescimento de Vacaria.

Neste sentido, foram debatidas ideias e projetos, os quais serão desenvolvidos com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnologia Trabalho e Turismo, em parceria com outras entidades, a fim de que possam ser planejadas e posteriormente realizadas ações efetivas que promovam o turismo e que fomentem e fortaleçam o comércio local.

O presidente do Legislativo formalizou o convite ao Presidente da CIC, para que a entidade faça parte e ocupe uma das cadeiras na Frente Parlamentar de Trabalho Mista, que será instalada no Legislativo, com o objetivo de somar idéias e esforços para a criação e desenvolvimento de projetos abrangentes e traga benefícios para Vacaria.

COORDENADORIA DA MULHER

Na visita realizada pela Coordenadora Vicenza Rech e a Psicóloga da Coordenadoria Vanessa Andreatta ao Legislativo tratou-se sobre a criação de políticas públicas para as mulheres e a viabilidade de recursos para o desenvolvimento de um projeto que possibilitará a realização de trabalhos coletivos de atenção psicossocial e políticas públicas para atendimento às vítimas da violência doméstica.

A Coordenadora Vicenza deu conhecimento ainda ao presidente Fabiano sobre, a necessidade urgente em melhorar e ampliar a estrutura atual da casa de passagem de acolhimento a mulher, para que através de uma boa estrutura, a Coordenadoria possa acolher, orientar e estimular o empoderamento feminino.

CAUSA ANIMAL

Através de uma reunião com o Diretor Executivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Juliano Gobetti, a veterinária do município Michele Rygol e a presidente da instituição AMIGO DO BICHO Daniela Moraes, o presidente do Legislativo tomou conhecimento sobre a atual situação da OSCIP e recebeu o pedido de apoio para algumas demandas.

Houve ainda o alinhamento de ideias e prioridades para a execução de um Projeto de Castração Animal para cães e gatos, em parceria com o Poder Executivo por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que tem à frente o secretário Pingo Rezende, buscamos firmar parceria com a Universidade de Caxias do Sul para a sua realização.

AGENDA COM O PREFEITO MUNICIPAL

Na sexta-feira(11), o presidente da Câmara foi recebido pelo Prefeito Municipal Amadeu de Almeida Boeira,com o Secretário de Gestão e Finanças Elder Nery. Na oportunidade, tratou-se sobre assuntos importantes para o nosso município, articulando-se a liberação de recursos para a realização de projetos e eventos que virão de encontro aos interesses e necessidade da população.