DOAÇÃO DE ÁREA PARA OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS É REJEITADO PELOS VEREADORES

Data de publicação

25/04/2019

Data de atualização

25/04/19 10:51:32

O Ofício de registro civil de pessoas naturais buscava ampliar seu espaço com a doação da área

Salvar imagem

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

O Projeto de lei executivo 03/2019 que autoriza o município a doar imóvel para o Ofício de registro civil de pessoas naturais de Vacaria foi rejeitado pelos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira(22).


Durante sua tramitação o Projeto recebeu duas emendas modificativas. A emenda 01/2019 de autoria do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) que propõe que a construção do cartório e a execução das contrapartidas na área cedida pelo município sejam realizadas em até 24 meses. E a emenda 02/2019 de autoria do presidente Douglas Cenci (PT) que propõe como uma das contrapartidas o repasse de R$40 mil para pintura interna e externa da sede da UERGS.

A área que seria doada ao cartório possui 582,60 m² (quinhentos e oitenta e dois metros quadrados e sessenta decímetros quadrados) e está localizada no bairro Parque dos Rodeios, no quarteirão formado pelas ruas Av. Antônio Ribeiro Branco, Av. Siqueira Campos, Rua Madre Maria Joana Favre e Rua Dr. Assis Andrade Boeira.

O Ofício de registros é responsável pelo arquivamento e registro de nascimentos, casamentos e óbitos no município e atualmente exerce suas funções na Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 8890, bairro Jardim dos Pampas e buscava ampliar sua estrutura juntamente aos serviços prestados pelo Detran.

Como contrapartida ao município o cartório se comprometeu a gerar de dois a quatro empregos diretos e 20 indiretos, realizar o calçamento de 1.538 m² nas ruas Madre Joana Favre e Assis Andrade Boeira e a fornecer 10 lâmpadas LED para a instalação na quadra que é formada pelas ruas descritas.

POSICIONAMENTO DOS PARLAMENTARES

Alguns vereadores comentaram seus posicionamentos contrários sobre a doação desta área. “Votei contra a doação do terreno ao cartório considerando que a área solicitada está em um dos bairros mais valorizados da cidade, sendo que o cartório, ao contrário de um empreendimento iniciante, possui rendas altas e tem condições de adquirir o imóvel, sem onerar o município”, comenta Osvaldo Grigolo Jr. (PSB).

“Eu votei contrariamente ao Projeto que destinava uma área para o cartório. Acho que ele tem total condição de fazer uma aquisição, sendo que a pessoa que detém a concessão nem é de Vacaria. Nós temos que valorizar as pessoas do nosso município e as que irão gerar empregos,” salienta André Rokoski (MDB).


Os parlamentares rejeitaram a proposição por nove votos contrários e cinco favoráveis.

 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces