DOUGLAS CENCI É O NOVO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

09/01/2019

09/01/19 10:36:22

Confira a trajetória política do vereador que está à frente do legislativo em 2019

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Desde o dia 02 de janeiro, os vereadores Douglas Cenci (PT), Aldo da Silva (PT), Rita de Cássia Zamboni (PSB), Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e Fernando Lucena Maciel (PDT) estão à frente do legislativo vacariense. Os cinco parlamentares formam a Mesa Diretora 2019, responsável pela condução dos trabalhos legislativos e gestão dos serviços administrativos da Câmara.

A nova Mesa Diretora foi eleita em sessão especial, realizada no dia 11 de dezembro de 2018. A chapa 01, única inscrita, foi eleita por unanimidade.

CONHEÇA O NOVO PRESIDENTE

Aos 33 anos, Douglas Cenci é o novo presidente do legislativo vacariense. Exerce o seu primeiro mandato como vereador. Esta é, também, sua primeira experiência no parlamento. Na atual legislatura (2017-2020), já presidiram a Câmara Municipal de Vacaria os vereadores Marcos Lima (PTB) e Mauro Deluchi Schuler (PSB).

Douglas é natural de Guaraniaçu, pequena cidade paranaense, integrante da região de Cascavel. Migrou para Vacaria em 2005 junto com os pais Lírio Antônio Cenci, construtor, e Beloni Cenci, dona de casa e trabalhadora na área da fruticultura. Douglas mora em Vacaria há 13 anos. Aqui estudou, constituiu sua própria família e ingressou na vida política.

Meu pai sempre gostou de conversar sobre política com muita gente, sempre buscou estar bem informado sobre os rumos das cidades. Eu andava junto com ele. Creio que o interesse pela política nasceu aí”, conta. O vereador explica, ainda, que sempre exerceu a liderança nos grupos que frequentou, o que o também levou a investir na política.

FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA

Douglas formou-se em Tecnologia Agropecuária pela UERGS, polo Vacaria. O curso lhe possibilitou estagiar na Secretaria Municipal de Agricultura. Ingressou no Executivo em 2005 onde atuou por 11 anos. Filou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2005, a convite do então Secretário Municipal de Agricultura, Elói Poltronieri.

Douglas tem passagem pelas pastas da agricultura e obras. “A passagem pela Agricultura me oportunizou conhecer todo o nosso interior e a realidade dos produtores rurais. À frente do paisagismo, plantamos mais de 10 mil árvores por ano. Também éramos responsáveis pelos eventos realizados no Mercado Público”, sinaliza. Foi Chefe e Diretor da Secretaria de Agricultura e Diretor de interior da Secretaria Municipal de Obras.

O vereador segue para o terceiro ano na vereança. Entre suas iniciativas, está o Projeto de lei legislativo 22/2017, que institui a Prata da Casa, programa que valoriza os artistas locais. O programa determina que todo evento financiado pelo poder público reserve espaço a cantores, instrumentistas ou bandas locais na abertura. Também é autor do Projeto de lei legislativo 31/2017 que cria a Semana Municipal de prevenção à saúde do homem.

EXECUTIVO X LEGISLATIVO

Ao ser eleito Presidente da Câmara, mostra-se muito tranquilo para desempenhar a função. “Sempre fui um aglutinador. A liderança surgiu naturalmente na minha vida”, revela.

Como Presidente, quer ampliar o diálogo com o Executivo. “Vou continuar o trabalho de aproximação do executivo, como fizeram os colegas Marcos e Mauro. Tenho dois anos de experiência no legislativo e 11 no executivo. Já o Prefeito Amadeu tem 20 anos de experiência no legislativo e dois no Executivo. Creio que este conhecimento possa contribuir na abertura de diálogo entre os dois poderes”, frisa.

OS DESAFIOS DE VACARIA

Douglas acredita muito no potencial de Vacaria. Defende uma mudança de mentalidade para a cidade avançar. “Precisamos deixar de ser tão tradicionais, tão conservadores, não podemos ter receio das mudanças. É fundamental sonhar mais alto, sair da acomodação”, salientou.

Douglas, reforça que a industrialização pode ser viabilizada com o estímulo ao empreendedorismo local. “Precisamos processar o que produzimos no setor primário. Não tem sentido encaminharmos os pequenos frutos, por exemplo, a outras cidades e os comprarmos de volta como produtos processados. Nós devemos transformar o que produzimos, gerar valor agregado”, explica.

CONTRIBUIÇÃO DO LEGISLATIVO

Segundo o novo presidente, o legislativo pode contribuir de diversas formas para o desenvolvimento da cidade. Acredita que os parlamentares devem direcionar esforços na busca de emendas parlamentares para aplicar tais recursos em áreas essenciais, realocando os recursos municipais em investimentos futuros.

Em 2017, Douglas conseguiu a destinação de R$ 120 mil ao município de Vacaria, através de emenda do deputado federal Dionilso Marcon. O recurso foi reservado para a aquisição/manutenção de veículo adaptado ao transporte de cadeirantes.

Douglas destaca que o legislativo pode, também, elaborar projetos de incentivos fiscais aos empreendedores, estimulando-os a apostar em novos negócios na cidade.

DIPLOMACIA

O presidente defende um mandato aberto, de muito diálogo. “Não é porque sou da oposição que não vou dialogar com o Executivo. Pelo contrário, o nosso papel é fazer Vacaria alavancar”, explica.

Embora o legislativo esteja no período de recesso parlamentar – período em que não ocorrem sessões ordinárias – Douglas já cumpre agenda na Casa. Na semana passada, nasceu Miguel, seu primeiro filho. “Neste mês de janeiro, estou dividindo o meu tempo com a família, os amigos e a Câmara. As tratativas com o Executivo já começaram”, comenta.