EDUCAÇÃO E INCLUSÃO FORAM PAUTA NA AGENDA DA SEMANA DA PRESIDÊNCIA

07/10/2022

07/10/22 02:56:12

A primeira semana de outubro foi movimentada no gabinete da presidência do legislativo

| Crédito: Saulo Vargas

Durante esta semana, o presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, reuniu-se com representantes de diversas entidades e pastas, os quais estiveram na Câmara Municipal para tratar de assuntos como inclusão, cultura e educação. Confira:

AFFACS

Na segunda-feira, 3, foram recebidas na Câmara Municipal, a presidente da Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra, Ana Paula Chaves, juntamente com um grupo de mães e representantes da diretoria da Associação.

Durante o encontro, foram relatados os cotidianos das mães e também foram feitas reivindicações quanto às principais demandas das crianças neuroatípicas em Vacaria. “Nos comprometemos em dar encaminhamentos, realizarmos algumas conversas e intermediarmos ações importantes e efetivas, assim como, nos engajarmos nesta luta e sermos parceiros na busca por melhorias dos serviços de atendimento prestados e a viabilidade de mais apoio, incentivos e suporte para esta justa causa das mães de crianças atípicas em Vacaria”, comentou o presidente Fabiano Vacaria.

DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foram recebidos no gabinete da presidência, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Valdemir Papado, e a professora Shanna Peixoto Bento. Na oportunidade, foram tratados assuntos como o desenvolvimento de projetos a serem realizados em parceria, visando o apoio, melhorias e o incentivo aos grupos da 3ª idade do município.

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO E CONSEPRO

Durante a semana, o presidente do legislativo Intermediou uma reunião de trabalho entre o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Vacaria, Zair Almeida, e o presidente do CONSEPRO (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública), Naclides Pagno.

O  encontro teve como pauta um dos pedidos de atenção realizados pelas representantes da AFACCS (Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra). Esteve em conversa a utilização gratuita de vagas de estacionamento da Zona Azul, quando as vagas prioritárias estiverem ocupadas, dado o grande fluxo de veículos no centro da cidade, fato que causa transtornos e dificuldades para as famílias.

Foi, então, solicitada a viabilidade e possibilidade de apoio de ambos os dirigentes para esta demanda recebida. O presidente do CONSEPRO comprometeu-se em orientar a equipe de colaboradores para que cumpram o combinado, para a utilização das vagas, será obrigatória a apresentação do cartão de prioridade.

CDL

Foram recebidos no gabinete da presidência, o Presidente do CDL Vacaria, Fabiano Dotti Rech,
e o diretor da entidade, Naclides Pagno.

Na oportunidade, foi discutida a importância do fortalecimento do comércio local neste período pós-pandemia. Aproveitando o ensejo também foi entregue pelos representantes do CDL o convite para o Prêmio Mérito Lojista Empresarial 2022 e o pedido de apoio para a realização do evento.

TRADICIONALISMO

Ainda nesta semana, o presidente do legislativo participou de um encontro entre o presidente da Associação dos Amigos da Semana Farroupilha, Major Marcelo de Souza; a representante da 23ª CRE,  assistente Pedagógica Mara Caieron; a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Jaqueline Ferreira; e o Diretor Executivo municipal da Cultura, Orlando Ribeiro.

Na pauta, esteve o aprimoramento do projeto que visa a implementação na grade escolar municipal de aulas sobre cultura gaúcha e tradicionalismo. Esteve em discussão a necessidade da busca de informações para a formalização do projeto Em breve será realizado um novo encontro a fim de serem alinhadas as ações de trabalho.

DEPARTAMENTO DE CULTURA

Foi recebido na quarta-feira no gabinete da presidência, o diretor executivo do Departamento Municipal de Cultura, Orlando Ribeiro. Esteve em conversa a a reinauguração do salão Santo Antônio do bairro Vitória.

“Através do empenho, envolvimento e ações do nosso trabalho, intermediamos as conversações entre a comunidade e o Poder Executivo, assim viabilizando junto a administração municipal, as reformas e melhorias que foram feitas no salão Santo Antônio”, comentou Fabiano Vacaria.
Foram investidos quase R$ 80 mil na reforma. A reinauguração do local deve acontecer no mês de novembro.

APAE

Outra reunião de trabalho que aconteceu durante a semana envolveu as negociações para a contratação pelo município de profissionais da fonoaudiologia para atender os pacientes do espectro autista e a realização de mais consultas mensais para as crianças atípicas da APAE. Participaram da reunião, o diretor executivo da Secretaria de Saúde, Leandro Borges de Lima, a diretora da APAE Vacaria, Adriana Rech, a fonoaudióloga da APAE Giovana Vargas, e a vice-presidente da Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra, Bruna Visentin.

PROJETO CRESCER

Na quinta-feira, foi realizado um encontro para a avaliação da 1ª edição do Projeto Crescer, iniciativa desenvolvida numa parceria entre a Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o Sindilojas Vacaria e o Senac.

Estiveram na Câmara, o diretor do SENAC Caxias do Sul, Marcus Guazzelli, o Executivo de Soluções Corporativas do SENAC, Marco Xavier, e o presidente do Sindilojas Vacaria, Vitor Ziegler.

Os cursos profissionalizantes gratuitos tiveram ênfase nas práticas e conhecimentos para o ingresso no mercado de trabalho do comércio local.
Além da avaliação do projeto, foi feita uma projeção para a realização da 2ª edição do projeto para o próximo ano.