EMOÇÃO MARCOU A HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste ano duas mulheres receberam a Medalha Mulher Cidadã

| Crédito: Saulo Vargas

Por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizou na terça-feira (08), a sessão solene de entrega das medalhas Mulher Cidadã às homenageadas Arlene Medeiros de Abreu e Fabiane Zanetti, em evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.

Arlene recebeu a distinção a partir de uma proposição do vereador André Rokoski (PP) e Fabiane por sugestão do vereador Fabiano dos Santos Silva (PTB), presidente do Legislativo.

Nascida em São Francisco de Paula, a professora Arlene Medeiros de Abreu veio para Vacaria em 1971, destacando-se nos últimos 50 anos principalmente na atividade do magistério, atuando como professora de história em diversas escolas da rede estadual de ensino.

Arlene teve participação destacada também em importantes eventos culturais que resgataram a história do município e na publicação do livro Lembranças de Vacaria que reúne depoimentos de moradores com mais de 60 anos sobre a história, costumes e tradições da Vacaria de antigamente.

As manifestações dos vereadores que fizeram uso da tribuna e principalmente do vereador proponente da homenagem, vereador Andrezinho emocionaram a homenageada e o público presente por relembrar a vida escolar de muitos ex alunos que tem na professora Arlene uma referência como mestre e historiadora.

Nascida em Chapecó, SC, a coletora de materiais recicláveis Fabiane Zanetti veio para Vacaria para cuidar de sua mãe que estava adoentada e acabou se apaixonando pela cidade. Primeiramente iniciou sua atividade profissional produzindo salgadinhos para festas e marmitas para trabalhadores de empresas, um ofício que lhe foi ensinado pela sua mãe.

Em Vacaria Fabiane casou-se com Sandro Nayssinger e teve cinco filhas. Em busca de melhor renda após o marido ter enfrentado problemas graves de saúde começou a atividade como coletora e recicladora. Com um carrinho de mão acompanhada das filhas, de um enteado e do marido percorria as ruas dos bairros coletando materiais que depois eram comercializados proporcionando o sustento da família.

No começo Fabiane tinha vergonha do serviço que realizava e por conta da nova atividade perdeu os clientes para quem produzia os salgadinhos e as marmitas. Com o passar do tempo superou o preconceito das pessoas que chegavam a lhe mandar embora da frente das casas e estabelecimentos comerciais.

Ao longo de sua trajetória desenvolveu uma atividade associativa trabalhando em grupo na coleta dos materiais e hoje através da Associação dos Recicladores Renascer trabalha diretamente na geração de renda para o sustento de aproximadamente 10 famílias.