ESCOLA INFANTIL DO BAIRRO VITÓRIA RECEBERÁ O NOME DE IRINEU LUIZ CHILANTI

14/11/2018

14/11/18 08:25:06

Projeto Legislativo foi apresentado pelo vereador Marcos Lima (PTB) e aprovado por unanimidade

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira(13), o Projeto Legislativo 29/2018, de autoria do vereador Marcos Lima (PTB), que denomina a Escola de Educação Infantil do bairro Vitória de Escola Irineu Luiz Chilanti.

O homenageado foi um dos primeiros moradores do bairro Vitória, onde atuou por muitos anos realizando projetos de inclusão social e prática esportiva.

Ao chegar em Vacaria, vindo da localidade de Santa Luzia, no interior de Lagoa Vermelha, Irineu recebeu a importante incumbência do Juiz de Direito da época de administrar o Abrigo do Menor Infrator que foi construído em frente a Escola Bernardina Rodrigues Padilha. No local os menores que eram pegos pela pela Brigada Militar cometendo infrações eram encaminhados a este abrigo.

No local, sob a orientação do Senhor Irineu eles aprendiam o ofício de empalhar garrafões de vinho e tinham que apresentar boas notas para poderem participar dos torneios esportivos que eram realizados na cidade.
Também cabe destacar o trabalho voluntário realizado pelo Senhor Irineu com as crianças do bairro Vitória onde formou a primeira escolinha de futebol do bairro, a “ESCOLINHA DO TIO CHILA”, como era chamada. Ele providenciou os uniformes para os atletas, as bolas e reservava horários pela manhã, tarde e noite na quadra esportiva do bairro Vitória para que as crianças pudessem praticar o futebol de salão.

A Escola de Educação Infantil do bairro Vitória será construída num terreno existente na esquina das Ruas Tomé de Souza e Marechal Rondon. A obra já passou pelo primeiro processo de licitação para a sua construção mas não houve interessados em realizar a obra e a licitação deu deserta. Um novo processo de licitação, com valores atualizados foi iniciado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação.