ESTRADA PASSO D AREIA PASSA A CHAMAR-SE ESTRADA MUNICIPAL IRACY TERESINHA SARTOR CARVALHO

19/04/2022

19/04/22 10:29:18

Homenagem foi proposta pelo vereador Mauro Deluchi Schuler

| Crédito: Arquivo pessoal

Por  Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), o Projeto de Lei Legislativo 007/2022, de autoria do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB), que denomina a estrada conhecida como Estrada Passo D'areia de Estrada Municipal Iracy Teresinha Sartor Carvalho.

A estrada está localizada na localidade do Bela Vista, iniciando no km 10, no sentido Bela Vista Vacaria, findando na altura do km 20 da BR 116.

Iracy Teresinha Sartor Carvalho nasceu no dia 13 de setembro de 1942, na Vila Ipê, na época, distrito do município de Vacaria. Filha de Antônio Sartor e Itelvina Lionço sempre foi uma menina lutadora e de muita fibra, cuidava dos animais e da casa antes mesmo de ir à escola a qual frequentou somente até o quinto ano.

Em 1965 casou-se com Homero Silveira de Carvalho e teve três filhas: Sandramara, Jocelita e Daniela, assim formando-se a família “Sartor Carvalho”, além das 3 filhas, teve 2 netas, 3 netos, 1 bisneta e 1 bisneto. Sempre foi uma mãe devota, uma avó maravilhosa e uma bisavó fantástica.

Iracy Teresinha Sartor Carvalho mudou-se para a cidade de Ijuí quando se casou, e lá foi representante comercial, atendendo a região noroeste do estado – Ijuí, Panambi, Coronel Bicaco e São Luiz Gonzaga. Ela levava as filhas junto para atender os clientes, e talvez daí tenha se iniciado o gosto pelo comércio nas meninas. Em 1980 voltou para Vacaria, como subgerente da Loja Desfile Magazine, onde permaneceu até o fechamento da mesma. Após esse período se dedicou às costuras, sendo muito conhecida na comunidade como uma excelente costureira.

Em 2008, pouco antes de ficar doente, Iracy foi eleita Loba pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e segundo suas filhas ela amou trabalhar ajudando os doentes, tanto que lhe foi perguntado um fato marcante e ela falou da bondade das pessoas em se dedicarem voluntariamente a ajudar as pessoas.

Iracy Terezinha Sartor Carvalho faleceu no dia 24 de dezembro de 2020 e a família a define como uma pessoa de coração imenso, que sempre fez de tudo para ajudar todo mundo e ver todos bem.