EXECUTIVO PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE AS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO COVID-19 NO MUNICÍPIO

24/04/2020

24/04/20 11:11:03

A sessão durou quatro horas e os vereadores colocaram em discussão os questionamentos enviados pela comunidade

| Crédito: Giordana Grigol

por Giordana Grigol

Em razão do feriado de Tiradentes, a Câmara Municipal realizou uma sessão extraordinária especial na quarta-feira (22). Na pauta, estava o requerimento de autoria do vereador Marcos Lima, que convocou a presença de secretários e do prefeito, que não participou justificando fazer parte do grupo de risco.

A presença do executivo foi solicitada para dar explicações sobre o trabalho que as secretarias estão realizando em razão da pandemia do Novo Coronavírus. Estiveram presentes o secretário da Saúde, Márcio Tramontina, o secretário de Planejamento e Urbanismo, João Acauan, que esteve representando o prefeito Amadeu de Almeida Boeira, a secretária de Educação, Dilvane Agustine e a diretora executiva de Desenvolvimento Social, Fernanda Fanchetti. Participaram também, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosana Nery e o assessor Contábil da prefeitura, Darli Spanholo, que substituiu o secretário de Gestão e Finanças, Elder da Costa Nery.

O vereador líder da oposição, Marcos Lima, questionou por diversas vezes a ausência do prefeito Amadeu de Almeida Boeira, também sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual pelos profissionais da saúde, assim como sobre a distribuição de cestas básicas durante a crise. “Visitei algumas unidades de saúde e alguns profissionais explicaram que não tinham EPI’s adequados para atender pacientes com sintomas do Novo Coronavírus. Estivemos também com alguns munícipes e escutamos que a Defesa Civil estava distribuindo cestas básicas para um grupo de pessoas qualificadas por eles, aquilo nos causou estranheza, pois não é papel do órgão e entendo que o ideal seria centralizar a distribuição.”

Conforme o secretário municipal da Saúde, Márcio Tramontina, a chegada de uma nova remessa de equipamentos para os trabalhadores da saúde está prevista para a última semana de abril. Já, sobre as cestas básicas, a diretora executiva de Desenvolvimento Social, Fernanda Fanchetti, esclareceu que a entrega pela Defesa Civil foi feita inicialmente por uma necessidade de logística, mas que agora a responsabilidade é exclusiva da assistência social. “Inicialmente, quando algumas cestas eram entregues pela Defesa Civil, as pessoas acabavam procurando os dois órgãos, mas focando na assistência social, ficou mais fácil identificar quem precisa mais e evitar que sejam entregues várias unidades para uma mesma família.”

No encontro, o vereador Marcelo Dondé, pediu detalhes sobre a fiscalização em funerais e comércio local. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosana Nery, explicou que já está sendo feita a fiscalização de funerárias. “Estamos trabalhando neste sentido e, inclusive, uma funerária já foi notificada por não cumprir as normas. Sobre o comércio, vamos concluir os treinamentos das boas práticas junto aos comerciantes na próxima semana e após isso a fiscalização também começará a ser executada no setor.”

Sobre o retorno das aulas, o vereador Douglas Cenci, questionou se existe uma data prevista. A secretária de Educação, Dilvane Agustine, revelou que não há como fazer essa afirmação agora. “Não temos definição de datas. Sabemos que as informações mudam rapidamente e o que se sabe até o momento é que para maio as aulas não deverão retornar.”

Vale lembrar que a Câmara Municipal encaminhou ao executivo no mês de abril, dois projetos para repassar verbas para ações de combate ao COVID-19, porém até o momento, o executivo retornou à Casa legislativa somente um. Conforme o assessor Contábil da prefeitura, Darli Spanholo, os projetos em aberto deverão chegar até os vereadores no máximo até a sexta-feira (25).

SERVIÇO

As sessões ordinárias da Câmara Municipal seguem sendo realizadas todas as segundas e terças-feiras, às 17h30 sem a presença de público no plenário.