FABIANE ZANETTI RECEBERÁ A MEDALHA MULHER CIDADÃ

23/02/2022

23/02/22 03:24:41

Proposição apresentada pelo vereador Fabiano Vacaria foi aprovada por unanimidade

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária de segunda-feira (21), o Projeto de Decreto Legislativo 002/2022, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Fabiano dos Santos Silva, que concede a Medalha Mulher Cidadã à coletora de materiais recicláveis Fabiane Zanetti. Fabiane será homenageada pelos serviços prestados à comunidade vacariense, na destinação correta dos materiais recicláveis.

Fabiane é natural da cidade de Chapecó em Santa Catarina e chegou a Vacaria em 1994, com 15 anos de idade. Ela veio cuidar da sua mãe que estava enferma, e gostou tanto da cidade que se aquerenciou. Aqui se casou com Sandro Nayssinger e teve cinco filhas. A filha menor está com 7 anos e a mais velha com 21 anos.

Logo que chegou em Vacaria Fabiane começou a trabalhar no ramo da alimentação, fazendo salgadinhos para festas e marmitas que eram vendidas para empresas e moradores do município.

Com o passar do tempo e a necessidade de ampliar sua renda participou do projeto Minuano, desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O projeto reunia coletores de materiais recicláveis que receberam equipamentos apropriados para realizarem a coleta seletiva no município de Vacaria.

No decorrer de sua atividade como coletora fundou a Associação de Catadores e Recicladores Renascer, instalada no bairro Minuano.

Atualmente, a associação coleta e processa em torno de 16 toneladas/ mês, sendo que em torno de oito toneladas são provenientes do caminhão da coleta seletiva do município.

A Associação tem hoje em torno de 10 famílias vinculadas que tiram seu sustento da coleta e reciclagem de resíduos, em Vacaria.