FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA ENTREGOU DOCUMENTO AO GOVERNADOR LEITE E AO VICE GOVERNADOR RANOLFO

18/02/2019

19/02/19 07:34:33

Presídio Estadual, aumento do efetivo e reativação da Delegacia da PRF são demandas prioritárias

| Crédito: Herbert Hasse Jr

por Elenise Minella

No sábado (16), o presidente da Frente Parlamentar Mista de Segurança Pública de Vacaria vereador Osvaldo Grigolo Júnior e o coordenador técnico comissário João Carlos Pinto de Abreu realizaram a entrega de documentos ao governador Eduardo Leite e ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, na presença do deputado federal Ronaldo Santini (PTB)  apresentando demandas relevantes para o município e região, solicitando providências ao novo governo do estado quanto a situação de superlotação, uma constante no Presídio Estadual de Vacaria. O documento refere-se ainda a necessidade urgente do aumento do efetivo da Brigada Militar na região dos Campos de Cima da Serra e sobre a urgência da reativação da Delegacia da PRF.

Quanto ao Presídio a correspondência refere-se a localização inadequada da penitenciária na área central do município e ao risco oferecido à comunidade, sendo que a Superintendência de Serviços Penitenciários está com defasagem de 20 agentes penitenciários e três agentes administrativos fazendo com que a situação do presídio se torne mais grave tendo em vista a sua superlotação. A Frente Parlamentar destacou ainda a inviabilidade de realização de operações policiais, enfraquecendo o combate e repreensão à criminalidade em face da superlotação da atual casa prisional. Importante destacar que o Poder Executivo colocou à disposição do governo do Estado uma área para a construção do novo presídio.

Outro assunto de suma importância é a defasagem de recursos humanos na segurança pública do município, sendo necessário, com urgência, o aumento do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil, tendo em vista que há cursos de formação em andamento inclusive do Corpo de Bombeiros. A Frente reitera que a 25a região da Polícia Civil atende 10 municípios e tem defasagem de 40% do efetivo, o 10° BPM atende 22 municípios e sua defasagem do efetivo é de 60% e o Corpo de Bombeiros de Vacaria atende nove municípios e tem defasagem de 43% do efetivo. Seguindo neste mesmo contexto, o Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias de Vacaria conta, há mais de 10 anos, com apenas um profissional Papiloscopista, sendo que o Posto do IGP atende 12 municípios da região.

A Frente solicitou ainda que se avalie a (re)criação da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Vacaria, salientando que tal solicitação se faz necessária, pois há duas rodovias federais que cruzam a cidade, BR 285 e BR 116, pela condição de divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e ainda, da necessidade de aumento do efetivo policial, em decorrência da projeção de elevação de tráfego de veículos, com a conclusão das obras da BR 285 na Serra da Rocinha.

O documento foi assinado pelo presidente da Frente vereador Osvaldo Grigolo Júnior(PSB), do coordenador técnico, comissário João Carlos Pinto de Abreu, do presidente do legislativo vereador Douglas Cenci(PT), do presidente do Corede, Alessandro Dalla Santa Andrade, do diretor do Presídio Estadual Jorge Rodrigues da Silva e dos vereadores integrantes da Frente Vanesa Vieira(PSDB), Fernando Lucena Maciel (PDT) e Marcelo Dondé (PP).