FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA REÚNE-SE COM REPRESENTANTES DA SEGURANÇA PÚBLICA

26/11/2020

26/11/20 04:41:37

A conversa teve como principal objetivo tratar sobre o baixo efetivo da segurança pública em Vacaria

| Crédito: Tais Vargas

por Taís Vargas

Na tarde de quinta-feira (26), a
Frente Parlamentar Mista de Segurança Pública realizou reunião no plenário da Câmara Municipal com representantes da área da segurança pública.

A reunião teve o objetivo de tratar sobre a necessidade de aumento do efetivo da segurança pública para a região dos Campos de Cima da Serra, entre outros assuntos relacionados a segurança do Município.

Estavam presentes os representantes do Corpo de Bombeiros, Susepe, Brigada Militar, Polícia Civil, CDL, OAB Subseção de Vacaria, a presidente do Legislativo Selmari Souza da Silva e o vereador Marcelo Dondé.

O coordenador técnico da Frente, vereador suplente Comissário Abreu, comentou sobre o principal objetivo desta conversa. “A Frente Parlamentar Mista foi criada para trazer benefícios a área da segurança em Vacaria, mas como os órgãos daqui são regionais trata-se de um benefício regional e dessa vez foi a busca por maiores efetivos que motivou esta conversa”, comentou Abreu.

Durante a reunião a vice-administradora do presídio de Vacaria, Cristina Batalha, relatou a pouca quantidade de agentes penitenciários causando a sobrecarga dos profissionais que atuam no presídio. Segundo Cristina seria necessário a chegada de um efetivo de no mínimo 10 Agentes Penitenciários, sendo quatro mulheres para suprir esta alta demanda de trabalho.

O representante do 10º BPM, major Marcelo de Souza, também comentou sobre a necessidade de um efetivo maior de soldados para a Brigada. “A realidade que temos aqui é a de muitos batalhões pelo estado. Nós temos uma previsão de reposição de efetivo através de um edital lançado pela Brigada de cinco vagas para Vacaria, mas nós temos uma demanda superior a esse quantitativo”, falou Souza.

Para o Corpo de Bombeiros também foi solicitado quatro soldados para completar o efetivo. Diante destas reivindicações foi formulado um documento que será entregue por uma comitiva composta pelo coordenador técnico da Frente Parlamentar, pela presidente do Legislativo, pelo representante da OAB subseção de Vacaria, Rodrigo Toledo e pelo presidente da CDL, Fabiano Dotti Rech que entregarão pessoalmente ao vice-governador e secretário estadual de segurança pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior e para a Assembleia Legislativa com o intuito de repassar algumas demandas do Município em relação a segurança pública.