FRENTE PARLAMENTAR DO AEROPORTO REGIONAL TAMBÉM ENTREGOU PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AO GOVERNADOR

18/02/2019

18/02/19 05:08:03

Demandas foram listadas em ordem de prioridade

| Crédito: Arquivo pessoal

por Elenise Minella

Durante a estada do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite em Vacaria, neste sábado(16), o presidente da Frente Parlamentar pela conclusão do Aeroporto Regional dos Campos de Cima da Serra, vereador Marcelo Dondé (PP) fez a entrega de um documento contendo a pauta de reivindicações referente ao funcionamento efetivo do Aeroporto Regional.
No documento são elencadas algumas demandas que ficaram estabelecidas desde o lançamento da Frente em ordem de prioridade. São elas:
  1. Realização do cercamento operacional;
  2. Projeto e execução da iluminação da pista;
  3. Construção do terminal de cargas;
  4. Asfaltamento do acesso à BR 285;
  5. Implantação de estacionamento de veículos;
  6. Aquisição de caminhão-tanque (abastecimento de aviões);
  7. Construção da ‘Casa de Força’;
  8. Construção de prédio para sistema de comunicação;
  9. Aquisição de equipamentos para auxílio à navegação;
  10. Construção de prédio para Corpo de Bombeiros;
  11. Implantação do serviço de Bombeiros;
  12. Construção de garagem para este caminhão;
ÚLTIMA FASE – OPERACIONAL
  • Modelo de administração a ser definido;
  • Modelo de implantação e operação do terminal de cargas;
  • Modelo de contratação e administração de pessoal;
  • Modelo de operação a ser ajustado com as companhias áreas;
  • Modelo de contratação do serviço de salvamento e combate a incêndios;
  • Revisar e atualizar a “Zona de Proteção do Aeródromo” (Lei municipal).
A estimativa de verbas para custear todas as etapas é de R$ 10 milhões.

DADOS TÉCNICOS
A pista está cadastrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o nome de Aeródromo Regional de Cargas de Vacaria. Localizado a 11 quilômetros do município, às margens da rodovia Vacaria / Muitos Capões (BR-285).A pista tem 2020 mil metros de extensão, por 30 metros de largura. Possui sinalização horizontal (pintura no asfalto). Taxista: 235 metros por 23 metros. Pátio de aeronaves: 130 metros por 97 metros.
(Coordenadas geográficas: 28° 25’ 55″ S / 051° 01’ 22″ W)
O aeroporto tem autorização da Anac para operar com aviões particulares desde 3 de outubro de 2012, renovada em 2014 e válida até 2024, durante o dia, com o tempo favorável e sem a necessidade de recorrer ao auxílio de instrumentos. Pode receber aviões do tipo Boeing 737-700 ou inferiores.

Cópia do documento entregue ao governador do estado no último sábado foi enviada quando da criação da Frente em 2017 ao Congresso Nacional, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e veículos de comunicação.