GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA SEGUE CUMPRINDO AGENDAS EM FEVEREIRO

Data de publicação

04/02/2022

Data de atualização

04/02/22 05:17:34

Estar próximo das entidades, órgãos e associações é um dos pilares da presidência em 2022.

Salvar imagem

| Crédito: Arquivo pessoal

por Giordana Grigol

Estar próximo das entidades, órgãos e associações é um dos pilares da presidência do legislativo vacariense em 2022. Veja como foi a semana:

TURISMO

Loga na segunda-feira (31), dia que antecedeu a retomada das Sessões na Câmara Municipal, o gabinete da presidência, por meio do vereador Fabiano Vacaria (PTB), iniciou a semana com a realização de uma reunião com membros da administração municipal, na prefeitura. O objetivo do encontro foi deliberar sobre ações conjuntas entre os poderes legislativo e executivo, visando o desenvolvimento de projetos futuros na área do Turismo.

Participaram do encontro, o Diretor Executivo, Rubem Filho, o Secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Gabriel Prado e o Diretor Executivo da pasta João Airton.

Conforme o presidente Fabiano Vacaria, na próxima semana deverá ser dada continuidade nas tratativas relacionadas ao fomento do turismo em Vacaria, em uma conversa com a diretoria da Associação Rural.


SEGURANÇA

A sede da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal foram os locais escolhidos para receber atenção da Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (31). O presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, foi recebido pelo Chefe da Guarda, Luciano Ramos, o Diretor de Assuntos de Segurança Pública, Antônio Roncen, os Inspetores, Leo Fiorio e Rafael de Almeida do Amaral.

No encontro, o presidente aproveitou para conhecer mais sobre o ambiente interno, o funcionamento administrativo e operacional, além de algumas das ações de trabalho externos da Guarda.

Na pauta, assuntos sobre efetivo, frota, armamento, a necessidade de melhorias na infraestrutura do prédio atual, questões burocráticas e administrativas e as principais demandas e necessidades da Guarda Municipal de Vacaria.

Ao fim da reunião, o grupo fez contato por telefone com o Gabinete do Vice-Governador e atual Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Junior. O objetivo foi promover uma conversa para solicitar apoio e agilizar alguns processos e protocolos, demandas importantes para a Guarda Municipal do município junto ao Governo do Estado.

Na sede da Polícia Rodoviária Federal de Vacaria, o presidente Fabiano Vacaria conversou com o Chefe da PRF, Rodrigo Aver Pizzolatto. Na oportunidade, assuntos que norteiam os serviços na área de alcance e responsabilidade do efetivo, especialmente, sobre trânsito e aspectos da mobilidade urbana foram abordados.

Atualmente, as entradas e saídas às margens das BRs que cortam a cidade e vias importantes que dão acesso a BR-116 e BR-285, oferecem riscos e precisam de reparos e melhorias na infraestrutura e sinalização. Para buscar soluções mais seguras, o presidente Fabiano citou a necessidade de um olhar mais atencioso por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em conjunto com o poder público municipal.

Falaram ainda, da preocupante situação dos animais de grande porte soltos às margens das BRs e pelas ruas da cidade. De acordo com Fabiano, as ideia debatidas serão levadas para conhecimento dos demais vereadores a fim de ampliar o debate na Câmara Municipal.

Ao fim, Pizzolatto foi comunicado sobre reabertura da Comissão da Frente Parlamentar de Segurança Pública na Câmara, que terá como objetivo ouvir os órgãos de segurança do município para promoção de ações para a melhoria contínua das políticas públicas de incentivo, suporte e apoio aos órgãos responsáveis.


COMUNICAÇÃO

Nas rádios Esmeralda e Fátima, o presidente Fabiano Vacaria teve a oportunidade na terça-feira (01) pela manhã, ao vivo, de anunciar o retorno dos encontros parlamentares da Câmara.

Na rádio Esmeralda, a entrevista ocorreu no programa Fala Cidade, apresentado por Miro Santos. Na rádio Fátima, o bate-papo foi no programa Conectado, com Ladimir Fabris.

Ainda na Rádio Esmeralda, o encontro contou com uma reunião com o Diretor e Sócio-proprietário, Daniel Beneton, a Gerente Administrativa, Valdirene Girotto. Na ocasião, foram tratados assuntos relacionados ao contrato de prestação de serviços vigente entre o legislativo e o veículo.

Ao longo da semana, ainda, o presidente do legislativo recebeu em seu gabinete a visita dos profissionais da Rádio UCS FM de Vacaria, o Coordenador Alisson Campos e o jornalista Luan Fachin. Na ocasião, falaram sobre a importância e a eficácia das parcerias firmadas nas relações de trabalho entre a imprensa e o poder legislativo municipal.

Os produtos e serviços da emissora foram apresentados e sugeridos para integrar a gama de veículos que divulgam os trabalhos da Câmara.


INSTITUIÇÕES

Estar próximo e conhecer cada vez mais o funcionamento das entidades, órgãos e associações, assim como, buscar na fonte, quais os reais desafios, projeções, objetivos, demandas e suas dificuldades é um dos pilares do trabalho da gestão proposta pelo presidente da Câmara em 2022, Fabiano Vacaria.

Fazendo parte dessa ideia, Fabiano este nesta semana na ONG Passo Amigo, localizada no Parque de Rodeios. A Coordenadora, Juliana Biazus e sua Auxiliar Administrativa, Laura Dlugokenski, sanaram dúvidas e disponibilizaram o acompanhamento dos atendimentos na entidade.

As informações ali absorvidas ajudam o poder legislativo, por meio da presidência, conhecer melhor e elucidar quanto ao trabalho e as atividades desenvolvidas pelos profissionais e realizadas pelos pacientes. Além disso, conversaram também, sobre o modo operacional, meios de incentivo e manutenção da Equoterapia na ONG.

A ONG Passo Amigo é uma entidade sem fins lucrativos e, atualmente, atende mais de 83 pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas de forma gratuita, prestando auxílio também para as famílias com atendimento psicossocial.

Dentre suas atividades estão os atendimentos de Equoterapia, visitas domiciliares, visitas institucionais e grupos de pais. Conforme Juliana, os benefícios são comprovados cientificamente. “A comprovação de melhorias na qualidade de vida das crianças e pacientes e a eficácia nos serviços prestados, fazem com que muitas famílias, escolas e outras entidades procurem apoio na instituição, que possui hoje uma fila de espera para atendimento de mais de 20 crianças.” - destaca.

No ano passado, a Câmara Municipal destinou verba para a ONG Passo Amigo por meio da aprovação de Emendas Impositivas. Esses valores já estão sendo usados para investimentos na estrutura, manutenção e melhora dos serviços desenvolvidos.

A Associação de Meninos e Meninas Assistidos Santa Cecília (AMMA), também fez parte da lista de entidades visitadas pela presidência da Câmara na semana que passou. Na manhã de quarta-feira (02), Fabiano Vacaria foi recebido pelo Diretor, Jaime Perin, pela Presidente, Glória Zermiani, pela Gerente de Projetos, Kellin Frozi e pelo Coordenador, Tiago Barea.

No encontro, a relação com os integrantes da entidade foi estreitada a fim de manter o poder legislativo a par das ações da AMMA e, assim, colaborar no que for possível.

“As demandas e prioridades deste projeto foram esclarecidas. Os projetos desenvolvidos na AMMA são muito importantes e dignos de toda a nossa atenção e reconhecimento, por todo o bem social, educacional, esportivo e cultural que proporciona a tantas crianças e famílias do nosso município.” - explica o presidente Fabiano.

Conforme os responsáveis pela instituição, a expectativa é de que neste ano, ainda, o projeto atenda cerca de 900 crianças no contraturno escolar.


EDUCAÇÃO

No gabinete, o presidente Fabiano Vacaria recebeu a Presidente da Associação dos Universitários de Vacaria, Natália Antunes, e a estudante de Psicologia, Raquel Donadelo. Ao mesmo tempo em que demonstraram entusiasmo pelo retorno das aulas presenciais, também trouxeram suas preocupações pelo retorno das atividades acadêmicas, especialmente no que diz respeito a relatos de muitos estudantes que ainda sofrem com o reflexo dos problemas causados pela pandemia da Covid-19.

De acordo com Natália, os alunos ainda relatam dificuldades com os custos de deslocamento, transporte e o valor a pagar das mensalidades na faculdade. Ciente da urgente e real necessidade dos estudantes, cerca de 185 acadêmicos vacarienses, que irão se deslocar diariamente até Lages/SC em 2022, o presidente do legislativo se comprometeu em disponibilizar recursos da Câmara Municipal para auxiliar no custeio do transporte.

A expectativa é de que nos próximos dias haja uma conversa com o prefeito Amadeu de Almeida Boeira, a fim de que numa ação conjunta, possam agilizar os trâmites e processos administrativos. Assim, por meio de um Projeto de Lei para a apreciação dos vereadores em plenário, poderá ser destinados os recursos para incentivo aos estudantes.

Para finalizar a semana, na tarde de sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação, também esteve na agenda do presidente Fabiano Vacaria. Recebido pela Secretária Simone de Fátima Gobeti Boeira, o assunto principal foi a cedência de prêmios de incentivo aos alunos do ensino fundamental do município, do 6º ao 8º ano.

Em 2021, Fabiano teve a Indicação 67/2021 aprovada em Sessão e emitida ao poder executivo, a respeito da destinação de 150 tablets para os alunos que se destacarem. Conforme Simone, a pasta já está trabalhando para licitar os materiais indicados na proposta.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces