GUARDA MUNICIPAL É CONDECORADA PELO LEGISLATIVO

25/07/18 03:18:48

Câmara realizou sessão solene destacando a trajetória de 25 anos da corporação

por Giana Pontalti

O legislativo vacariense realizou solenidade de homenagem à Guarda Municipal de Vacaria na última terça-feira (25). A corporação completará 25 anos nesta semana.

A GM de Vacaria foi fundada em 27 de julho de 1993. Desde o início de suas atividades, tem como principal função cuidar do patrimônio público. Em 1998, passou a vistoriar os veículos de transporte escolar e, em 2002, assumiu a responsabilidade integral de fiscalizar o trânsito. Em 2014, a Guarda passou a exercer, também, o poder de polícia.

“Distinguimos a Guarda pela imensa importância que tem em nossa comunidade. É a nossa polícia municipal, que ampara muitas vezes outras polícias com a mesma bravura e afinco, pois é composta de membros qualificados e aguerridos, que deixam suas casas para cuidar do patrimônio público, deixam as suas famílias para cuidar da família dos outros, que emprestam o seu conhecimento para tornar o nosso trânsito melhor. É formada por homens e mulheres que defendem o ideal de ordem e regulamentação”, afirmou o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), proponente da homenagem.

Os vereadores André Rokoski (MDB), Aldo da Silva (PT), Fernando Cechinato Maciel (PSB), Antônio Almeida (PPS) e Luciano Ramos (PP), também se pronunciaram, enaltecendo à Guarda Municipal.

NOVAS ATRIBUIÇÕES E A VALORIZAÇÃO DOS MEMBROS
Andrezinho destacou o comprometimento de seus integrantes no cuidado com o patrimônio público: “A gente sabe o quão difícil é ficar madrugada adentro em um posto, escola, cemitério, fazendo a ronda.” Salientou, também, o aumento do número de atribuições conferidas à corporação: “As atribuições crescem, o Estado delega cada vez mais funções à Guarda Municipal. Que venham as atribuições, mas junto delas, maior reconhecimento”.

O vereador Cechinato salientou que a corporação precisa de mais apoio, tanto do poder público como da sociedade em geral: “Precisamos atentar para a valorização da corporação, através da proposição de um plano de carreira, da educação continuada e de um novo concurso público”. A GM conta atualmente com 96 integrantes, o número ideal, considerando a população de Vacaria, é de 201.

O vereador Aldo falou das amizades que construiu junto à corporação. Já Antônio destacou as diferentes áreas que a GM atua, lembrando do apoio ao trabalho da Secretaria Municipal de Obras. Por último, Luciano destacou o orgulho de pertencer à corporação e propôs uma reflexão sobre a imagem que a sociedade tem da GM:

“Não é o policial que acelera o seu carro acima do limite de velocidade, que estaciona em local proibido, que não paga o IPVA. As leis existem para serem cumpridas e não ajeitadas” salientou. Disse, ainda, que a sociedade precisa abraçar a corporação, pois ela existe para protegê-la. Destacou que é preciso enxergar os guardas como aliados: “Nós, operadores da segurança pública, somos cobrados diariamente como se fôssemos blindados de problemas. Somos olhados pela sociedade como se não fizéssemos parte dela. O guarda municipal, o policial, o vigilante, seja lá qual for a denominação ou cor do uniforme, é um ser humano. Também temos sentimentos e somos passíveis de erros. Esses servidores, que na maioria das vezes não são valorizados, saem de suas casas sem saber se vão retornar. Saem para cuidar do que é de todos”.

TRAJETÓRIA DE 25 ANOS
O chefe da GM, Antônio Máximo Roncen, o inspetor-geral, Leó Fiorio, e a presidente da Associação atlética da GM, Márcia Brochetto de Castilhos, representaram a corporação no evento. Atualmente, a GM conta com 96 integrantes, 31 vieram prestigiar a homenagem. Ex-comandantes e representantes da Brigada Militar e Polícia civil, também. O Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan Filho, representou o Executivo.

Ao receber a placa distintiva, Rocen valorizou todos os que fizeram e fazem a história da Guarda: “Nós nos sentimos honrados por esta, diga-se de passagem, justa homenagem. Ela demonstra o reconhecimento que a comunidade tem pelos serviços prestados. Digo, com propriedade, que toda a evolução e crescimento da Guarda é fruto da dedicação e do comprometimento de cada um dos guardas municipais. Os guardas de Vacaria honram a farda que vestem. Eu tenho muito orgulho por pertencer a essa corporação”, afirmou Roncen.

Léo Fiorio lembrou da contribuição dos ex-comandantes para a corporação. Márcia Borchetto, que é Guarda há 22 anos, destacou o espaço que as mulheres alcançaram na corporação, vencendo preconceitos e conquistando o respeito da população.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB) e contou com a presença de todos os vereadores.