HOJE TEM SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM ÀS MULHERES

08/03/2019

12/03/19 08:06:54

Solenidade acontecerá nesta terça-feira, dia 12, às 19h30 no plenário do legislativo

por Giana Pontalti

Nesta terça-feira, dia 12 de março, a Câmara Municipal promoverá sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na solenidade, os vereadores vão entregar a Medalha Mulher Cidadã à promotora de justiça Bianca Acioly de Araujo e o Título de Cidadã Emérita de Vacaria à empreendedora Luciana Vieira de Brito.

MULHER CIDADÃ

A Medalha Mulher Cidadã é uma honraria criada em 2003 que reconhece o trabalho de personalidades que se destacam na luta pelo direito das mulheres. Treze mulheres já receberam a Medalha, Bianca Acioly de Araujo será a 14ª homenageada.

Bianca tem 37 anos e atua na promotoria de justiça criminal em Vacaria desde 2015. Destaca-se pela atuação junto às mulheres vítimas de violência. "A Bianca age muito além de seu trabalho. Fez grupos de apoio às mulheres, levou o tema da violência feminina às escolas, idealizou  um grupo para dialogar com os agressores. É uma pessoa que empresta a sua sensibilidade amparando e empoderando as mulheres vítimas de violência", explicou a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), autora do Projeto de lei que premia Bianca.

Vacaria já esteve no topo do ranking de violência contra a mulher. Em 2015, ocupava o 8º lugar no índice de violência, apurado pelo Ministério Público. Graças ao trabalho articulado da rede de proteção, da qual Bianca faz parte, passou para o 21º lugar em 2018.

CIDADÃ VACARIENSE

Luciana Vieira de Brito tem 49 anos, é gestora, fundadora da Escolinha Pedacinho do Céu e do Colégio Gustavo Vieira de Brito. Desde os 17 anos é empresária e trabalha na formação educacional e cidadã de crianças e adolescentes. O Colégio conquistou, em 2014, o troféu ouro do 9º Prêmio do Sindicado do Ensino Privado do Rio Grande do Sul - Sinepe, na categoria desenvolvimento cultural e responsabilidade social.

A professora Luciana é uma pessoa que se dedica há muito tempo ao ofício da educação, o que faz de forma brilhante. É uma mulher inspiradora por ser dedicar ao exercício da educação, por ser uma empreendedora e uma pessoa bem quista por nossa comunidade. A gente espera que esta homenagem sirva como exemplo e motivação para tantas outras mulheres que, apesar das dificuldades que enfrentam, conseguem trabalhar, empreender e construir uma cidade melhor”, afirmou Osvaldo Grigolo Junior (PSB), proponente da homenagem.

Além de administrar as duas instituições, Luciana dirige o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da CIC. Em 2018, foi nomeada personalidade inspiradora pelo Banco do Brasil, no Insira BB. Luciana já foi reconhecida pelo seu empreendedorismo. Em 2002, a Câmara lhe concedeu o Título Comenda dos Pinhais. Em 2019, será condecorada Cidadã Emérita de Vacaria.

SESSÃO SOLENE

A solenidade acontecerá no plenário da Câmara e tem início às 19h30. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara, que pode ser acessada através do site www.camaravacaria.rs.gov.br ou fanpage do legislativo: facebook.com/camaramunicipaldevacaria.