IDOSOS DEFENDEM SUAS IDEIAS DE MELHORIA PARA VACARIA

24/09/2019

24/09/19 06:13:07

Conheça as proposições elaboradas pelos 15 vereadores idosos por um dia.

| Crédito: Artur Alexandre

por Giana Pontalti

Quinze idosos participaram nesta tarde do projeto Vereador idoso por um dia. Durante mais de duas horas, eles debateram os desafios de Vacaria.

O projeto foi criado em 2018 e está em sua segunda edição. “O Vereador idoso vai acontecer todos os anos, no mês de setembro, próximo ao dia do idoso. Ele dá voz às pessoas mais experientes da nossa comunidade”, explicou a vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB), idealizadora do projeto.

Na sessão simulada desta terça-feira (24), os vereadores apresentaram e votaram quatro Indicações:

Geração de emprego e renda | nova vocação para a cidade | Indicação 04/2019
Os vereadores do Partido do Desenvolvimento demonstraram sua preocupação com a geração de emprego e renda. Defenderam o esforço do Poder Executivo na ampliação da área industrial e captação de indústrias de pequeno e médio porte, capazes de alavancar o emprego na cidade e encontrar uma nova matriz econômica para a cidade.

Vereadores: Luiz Frederico Soldatelli, Idarci Luiz Orsato e Paulo Gilberto dos Santos Silva
Suplentes: Lori Meger da Silva e Nilson Spagnoli

Capacitação dos profissionais de saúde | Indicação 02/2019
Os parlamentares do Partido da Saúde apresentaram Indicação sugerindo cursos de capacitação em relações humanas para os profissionais que atuam no acolhimento de enfermos, seja no hospital, nas Unidades Básicas de Saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os vereadores defenderam um atendimento mais humanizado em todas as esferas da saúde pública no município.

Vereadores: Marta Maria Ciotta, Helena Mendes, Rosa Angela Nunes e George Régis Barbosa Pereira

Curso para a família (pais e responsáveis)
Os integrantes do Partido da Recuperação da Educação defenderam o desenvolvimento de cursos para pais e responsáveis com o objetivo de educar crianças e adolescentes, muitas vezes desamparados e carentes de valores.

Vereadores: Angelo Golin Paim, Leusa Gasparini da Silva, Neiva Regina Guerreiro Luz, Isolda Barison e Waldemar Hoffmann

Capacitação de voluntários de grupos como Alcoólicos e Narcóticos Anônimos
Os vereadores do Partido do Combate à violência e drogadição sugerem ao Poder Executivo apoiar grupos como Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e Narcóticos Anônimos, capacitando seus voluntários para apoio técnico às pessoas que buscam ajuda junto aos grupos.

Vereadores: Sérgio Rogério Farias, Leonora Dondé da Silva e Eroni Terezinha de Almeida Borges.

A sessão simulada foi acompanhada por amigos e parentes dos participantes, ex-vereadores idosos, integrantes de clubes da terceira idade, autoridades e vereadores. Foi conduzida pelo vereador idoso Paulo Gilberto dos Santos Silva, eleito pelo plenário.

Todas as ideias lançadas pelos vereadores por um dia serão agora analisada pelos parlamentares.