INDICAÇÃO AO EXECUTIVO PARA MANTER A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL FOI APROVADA

22/03/2022

22/03/22 02:18:40

Vereadores estão preocupados com os reflexos da Portaria que reduz as aulas de Ed. Física na rede estadual de ensino

Por Elenise Minella

Referendada pela Comissão de Educação da Câmara, foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (21), a Indicação 19/2022, de autoria do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), solicitando ao Poder Executivo o encaminhamento de um Projeto de Lei estabelecendo a permanência de três horas/aula semanais de Educação Física na rede municipal de ensino.

A solicitação já foi realizada previamente, durante reunião da Comissão de Educação, Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente, presidida pela vereadora Clarice Brustolin (PSDB), que contou com a prsença da Secertária de Educação de Vacaria Simone Gobeti Boeira.

Cabe destacar também as recomendações da Organização Mundial de Saúde, quanto a atividade física, que constam da justificativa da Indicação apresentada.

Em crianças e adolescentes, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: melhora da aptidão física (aptidão cardiorrespiratória e muscular), saúde cardiometabólica (pressão arterial, dislipidemias, glicose e resistência à insulina), saúde óssea, cognição (desempenho acadêmico e função executiva), saúde mental (redução dos sintomas de depressão) e redução da adiposidade. (OMS,2020)

Para esses resultados a OMS recomenda que:
“- Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.

- Atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias na semana.”

Outrossim, para crianças e adolescentes, maiores quantidades de comportamento sedentário estão associadas com os seguintes desfechos negativos à saúde: aumento da adiposidade; saúde cardiometabólica diminuída, menor aptidão, menor comportamento pró-social; e redução da duração do sono. (OMS,2020)

Mesmo sabendo de todos os benefícios da educação física, estimativas globais indicam que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações da OMS de 2010 para atividade física, com quase nenhuma melhora observada durante a última década. Dados apontam também desigualdades notáveis: meninas e mulheres são menos ativas do que meninos e homens, e que há diferenças significativas nos níveis de atividade física entre grupos econômicos de alta e baixa renda, e entre regiões. (OMS, 2020)

Sabendo da grande contribuição da educação escolar como ferramenta geradora e desenvolvedora da cidadania, é fato que a educação é capaz sim de resolver lacunas impostas pelas desigualdades sociais. Sendo assim observada a grande relevância da Disciplina de Educação Física como desenvolvedora de uma sociedade mais ativa e saudável.