INDICAÇÃO QUE SUGERE A SUBSTITUIÇÃO DE COPOS DESCARTÁVEIS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS FOI APROVADA

12/12/2018

12/12/18 10:54:02

A Indicação visa diminuir o impacto ambiental causado pelo material plástico substituindo por copos reutilizáveis

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (10), foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário a Indicação nº54/2018 que sugere ao executivo a eliminação do uso de copos e recipientes descartáveis que sejam destinados ao consumo de bebidas e alimentos em toda a administração pública municipal.

A Indicação é uma proposição da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e busca diminuir os danos ambientais causados pelo descarte de materiais que possuem como matéria-prima derivados do petróleo, material altamente poluente, levando em conta que um copo descartável, por exemplo, leva em média cerca de 200 a 400 anos para se decompor no meio ambiente.

“Sabemos toda a situação que o meio ambiente enfrenta hoje, então quero propor aos órgãos públicos a substituição dos copos plásticos. Pesquisamos e descobrimos que a câmara de vereadores de Balneário Camboriú é uma das que já possui copos reutilizáveis. Esta é uma questão séria e a mudança será gradativa”, argumenta a proponente Selmari.

O vereador André Luiz Rokoski comenta seu apoio a proposta.“Estive acompanhando sua sugestão e realmente já existem copos e canudos que são feitos de forma sustentável. É um projeto que eu venho acompanhando e que já está sendo implantado em diversas cidades e é o caminho que temos que seguir para tentar amenizar um pouco o que está sendo causado a natureza”, comenta Andrézinho.

O vereador Aldo da Silva (PT), foi o único vereador a votar contra a Indicação, ponderando alguns aspectos sobre a sugestão da vereadora como sua preocupação em relação a questões como o custo na aquisição de copos, xícaras e materiais para a manutenção e limpeza, que também são poluentes como no caso do detergente químico, e principalmente sobre a saúde em que o vereador argumenta que a utilização de copos que não sejam descartáveis poderia aumentar os casos de doenças como a H1N1 ou outras doenças contagiosas.

Após a aprovação a sugestão da vereadora agora segue ao executivo que pode acatá-la ou não.