INDICAÇÃO SUGERE A IMPLANTAÇÃO DE PARKLETS EM VACARIA

Data de publicação

19/03/2019

Data de atualização

19/03/19 08:18:23

Proposta elaborada pelo vereador Mauro Schuler (PSB) objetiva ampliar os espaços públicos de lazer e convivência

Salvar imagem

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Na sessão desta segunda-feira (18), os vereadores votaram a favor da Indicação 08/2019, elaborada pelo vereador Mauro Schuler (PSB) que sugere ao executivo realizar estudos técnicos para viabilizar a implantação de parklets na área central de Vacaria.

Parklets são espaços contíguos às calçadas reservados para o lazer e convivência. Neles podem ser colocados bancos, mesas, ombrelones e plantas. Os parklets surgiram em 2005 na cidade de São Francisco nos Estados Unidos. Várias cidades do mundo já os adotaram. No Brasil, as capitais Curitiba e Porto Alegre são exemplos. 

"Eu conheci o parklet quando estive em Porto Alegre na Assembleia. Chamou minha atenção uma área que ocupava a vaga de um veículo estacionado. Ali, havia um tablado com arborização, alguns bancos e  guarda-sol. Fui almoçar e aproveitei para ali descansar até o horário do trabalho. O objetivo da Indicação é ampliar a oferta de espaços públicos no município que possam ser efetivamente utilizados pela população", explicou o vereador Mauro.

Durante o debate do projeto, o vereador citou dois espaços na cidade, que apesar de não serem parklets, tem o mesmo objetivo de proporcionar um espaço de descanso e convivência. "Na Ramiro, em frente a Cacau Show  e  em frente ao supermercado Moreira Paz tem dois locais semelhantes aos parklets que frequentemente são ocupados pelos cidadãos", pontuou. 

A Indicação 08/2019 foi aprovada por unanimidade no legislativo e segue para análise do Executivo. 
 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces