INDICAÇÃO SUGERE CADASTRO DO MUNICÍPIO NO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL

Data de publicação

09/09/2019

Data de atualização

09/09/19 07:56:20

O programa substituirá de forma gradual o Mais Médicos

Salvar imagem

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (09), foi aprovada a Indicação 49/2019 que sugere ao município realizar cadastro no Programa Federal Médicos pelo Brasil.

A sugestão de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) busca alertar o município sobre a necessidade de aumentar os atendimentos nas unidades de saúde e melhorar o atendimento da população. Ainda segundo sua justificativa a saúde é a demanda mais solicitada em grande parte das edições do Câmara vai até você.   

O Programa surgiu em agosto deste ano e tem o objetivo de levar médicos a regiões carentes do país formando especialistas em medicina da família e comunidade.

A iniciativa federal visa substituir gradativamente o Programa Mais Médicos criado em 2013 no governo da Presidente Dilma Rousseff.

DIFERENÇAS ENTRE OS PROGRAMAS
- O programa Mais Médicos, foi instituído em parceria com Cuba. Já o atual possuía inicialmente parceria apenas com médicos brasileiros. Após análise do governo agora está aberto também a médicos estrangeiros formados lá fora, desde que façam o exame conhecido como Revalida que permite um diploma obtido no exterior ser reconhecido no Brasil.

- A remuneração deste programa pode chegar até R$ 31 mil, diferente do anterior que possuía o valor máximo de R$ 11 mil.  

- O Programa ainda prevê a contratação pelo regime de consolidação das leis trabalhistas (CLT),  diferentemente do anterior que possuía contratos temporários por até 3 anos.

A Indicação foi aprovada por unanimidade e agora segue ao executivo que pode executá-la ou não.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces