INDICAÇÕES DE VEREADORES SUPLENTES INCENTIVAM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

25/07/2018

25/07/18 02:22:10

Destinação correta do lixo e conservação da água são temas destas indicações

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (23), duas indicações de vereadores suplentes foram aprovadas.

A indicação 26/2018, de autoria do vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB), sugere ao executivo a realização de estudo ou elaboração de um projeto de educação e conscientização ambiental.

O projeto visa ser realizado junto às associações de cada bairro do município, buscando promover ações e campanhas sociais para informação da comunidade, implantação de coleta seletiva em pontos dos bairros, identificação de impacto ambiental causado pela destinação incorreta do lixo e colocação de lixeiras.

Durante a sessão o vereador Fernando Cechinato Maciel comentou sobre sua sugestão: “Este projeto visa em parceria com a secretaria do meio ambiente, associação de moradores e empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo, unir esforços para chegar em um denominador comum, montando um plano de ação diretamente com o morador e a associação.”

O vereador ainda destaca que o projeto teria enfoque na promoção de ações e campanhas realizadas antes de aplicar-se de fato uma multa o que considera como o próximo passo. Cechinato ocupa a cadeira do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) pelo período de 15 dias.

Também foi aprovada a indicação 28/2018 de autoria do vereador Eloir Subtil (PSB) que cria o Programa de Conscientização e uso Racional da Água nas Edificações Públicas e Setor Privado.

O Programa busca instituir medidas de conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação e reaproveitamento de água em novas edificações públicas e privadas para destinação não potável. O intuito desta ação é de esclarecer e incentivar à população sobre a importância do uso responsável da água.

O vereador Eloir Subtil defendeu sua iniciativa em plenário reforçando a importância da reutilização de água pluvial que em sua iniciativa pode ser captada, tratada e utilizada para diversas atividades que dispensem o uso de água tratada como: rega de plantas, limpeza de pátios e carros, descarga sanitária, irrigação de hortas entre outras utilidades.

A proposta prevê ainda que sejam adotados em todos os empreendimentos imobiliários, construídos com recursos públicos ou não, dispositivos hidráulicos para controle e redução do consumo de água.

Subtil ocupa a cadeira da vereadora Rita de Cássia Zamboni (PSB) pelo período de 14 dias.