INDICAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS CAUSADOS PELA PANDEMIA FORAM APROVADAS

21/07/2020

22/07/20 03:54:48

Indicações aprovadas tratam de isenção de taxas da Corsan e de comando da Defesa Civil em situações de calamidade.

| Crédito: Giordana Grigol

Por Giordana Grigol

Durante a sessão de terça-feira (21), os vereadores aprovaram, por unanimidade, duas Indicações. A primeira, trata de isenção de taxas da Corsan e, a segunda, sobre o comando da Defesa Civil em situações de calamidade.

Indicação 80/2020

De autoria do vereador Mauro Deluchi Schuler, a Indicação 80/2020 sugere ao poder executivo uma solicitação à Corsan, sobre a isenção da taxa de água dos munícipes durante o período que a cidade estiver em estado de calamidade em razão da COVID-19.

Conforme o vereador autor, foi levado em conta o atual cenário econômico e principalmente a situação de calamidade pública. “A situação econômica da maioria das famílias foi afetada drasticamente com a pandemia, e pelo que estamos vivenciando não há uma previsão de regularizar as atividades de modo geral. Diante disso é preciso pensar e praticar alguma ação de forma que amenize os encargos dos munícipes.”

Indicação 81/2020

De autoria do vereador Fernando Lucena Maciel, a Indicação 81/2020, que sugere à prefeitura que seja criado um grupo de enfrentamento, comandado pela Defesa Civil, nos casos de calamidade e/ou desastres naturais.

O vereador Fernando explica que tendo em vista o baixo efetivo e falta de equipamentos da Defesa Civil, é preciso criar uma força-tarefa para ajudar no trabalho. “Sabemos que não é economicamente viável manter um quadro de funcionários exclusivo para a Defesa Civil, sendo que seu trabalho só é necessário eventualmente, porém não podemos ficar alheios as necessidades da população quando as tragédias acontecem. Por isso, a formação de um grupo de enfrentamento prévio, por exemplo, das secretarias de obras, habitação, assistência social e agricultura, seria bastante importante, pois além de melhorar o efetivo, contaríamos com suporte de equipamentos e materiais dessas secretarias, o que melhoraria e muito as condições de enfrentamento destas situações.”