INDICAÇÕES QUE SUGEREM AÇÕES EM PROL DA COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA FORAM APROVADAS

28/04/2020

28/04/20 10:06:42

As sugestões serão encaminhadas ão Executivo que pode acatá-las ou não

| Crédito: Giordana Grigol

Por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (27), foram aprovadas pelos vereadores 11 Indicações relacionadas a ações a serem aplicadas em prol da comunidade durante a pandemia do Novo Coronavírus, são elas:

INDICAÇÕES | VEREADOR ANDRÉ LUIZ ROKOSKI

A Indicação 45/2020 sugere à Prefeitura a disponibilidade de um local para acolhimento de moradores de rua durante pernoites.

E a Indicação 46/2020 que sugere à Prefeitura a disponibilização de uma equipe de saúde, na divisa do município de Vacaria e do estado de Santa Catarina para que sejam realizados testes de verificação ao Covid-19 em caminhoneiros e visitantes que ingressam no município e estado.

INDICAÇÕES | VEREADOR MARCELO DONDÉ

A Indicação 48/2020 sugere à Prefeitura o uso obrigatório de máscaras pela população em transportes coletivos de forma a evitar a disseminação do Novo Coronavírus.

A Indicação 49/2020 sugere à Prefeitura contratar emergencialmente, pelo período de 120 dias, pessoas que possam atuar junto com o a fiscalização na orientação de estabelecimento comerciais sobre medidas preventivas que devem ser seguidas durante a pandemia.

E a Indicação 50/2020 que sugere à Prefeitura a realização mensal de testes rápidos em idosos alocados nas casas asilares de Vacaria e seus cuidadores, incluindo também todos que têm contato com estes idosos.

INDICAÇÕES | VEREADOR MAURO DELUCHI SCHULER

A Indicação 54/2020 sugere à Prefeitura reabrir o albergue para receber as pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social no município. A sugestão quer dar uma nova utilização ao antigo albergue que foi fechado para hospedagem dos idosos do asilo Santa Isabel, durante a construção do novo prédio que sofreu um incêndio em 2017.

INDICAÇÕES | VEREADOR OSVALDO GRIGOLO JR.

A Indicação 44/2020 sugere à Prefeitura criar linhas de crédito e substituição de dívidas de empresas por doações de materiais e equipamentos para a saúde de forma a suprir demanda de equipamentos durante a pandemia.

A Indicação 47/2020 sugere que parte do repasse realizado pelo Legislativo no valor aproximado de R$ 51.822,49 seja destinado ao Fundo Municipal de Saúde para custeio da oficina digital de materiais e equipamentos de proteção individual que está sendo idealizado pelo Instituto Federal.

A Indicação 51/2020 sugere à Prefeitura que seja cumprido o pagamento de entidades, professores convocados e o pagamento integral do vale-alimentação de todos os servidores afastados durante a pandemia.

Já a Indicação 53/2020 sugere o regime de escala ou teletrabalho para funcionários do grupo do risco e que também seja estabelecida uma agenda de atividades para as funcionárias da educação em geral, de forma a auxiliar o trabalho do jurídico do Município para que haja a manutenção do vale-alimentação destes servidores.

INDICAÇÕES | VEREADORA SELMARI ETELVINA SOUZA DA SILVA

E a Indicação 52/2020 sugere à Prefeitura rever o cancelamento das convocações dos professores que foram paralisadas devido a suspensão das aulas. Segundo justificativa da vereadora a reconsideração deve levar em conta a continuidade do planejamento e envio de atividades para os alunos, e a valorização dos vínculos de aprendizagem e afetividade entre professores e alunos.

Todas as sugestões foram aprovadas por unanimidade e agora seguem ao Executivo que pode acatá-las ou não.