INDICAÇÕES QUE SUGEREM MAIS SEGURANÇA, INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL E RACIAL FORAM APROVADAS

08/04/2020

08/04/20 11:11:59

As sugestões serão encaminhadas ao Executivo

| Crédito: Giordana Grigol

Por Taís Vargas

Na sessão ordinária de terça-feira (07), quatro indicações de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) foram aprovadas, são elas:

MAIOR SEGURANÇA NAS AGÊNCIA BANCÁRIAS

A Indicação 36/2020 sugere à Prefeitura que realize ações preventivas incluindo reforço da Guarda Municipal e Brigada Militar de forma a inibir assaltos próximo às agências bancárias do município, já que muitos clientes ficam nas filas no lado externo destas agências.

A solicitação da vereadora busca auxiliar e proporcionar a população mais segurança devido ao horário reduzido dos bancos e a entrada controlada de pessoas em virtude da pandemia do Novo Coronavírus.

INFORMAÇÕES SOBRE BENEFÍCIO EMERGENCIAL FEDERAL

A indicação 39/2020 sugere à Prefeitura a disponibilização de um Posto de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na própria Prefeitura, em caráter emergencial, para atendimento e cadastramento de pessoas de baixa renda no CadÚnico e orientação das demais sobre os requisitos necessários para o recebimento de renda emergencial, no valor de R$ 600 reais, que está sendo concedida pelo Governo Federal durante a pandemia do Covid-19.

Selmari ainda sugere que a concessão do benefício seja amplamente divulgada nos veículos de comunicação de forma a informar e orientar a população.

AQUISIÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

A Indicação 40/2020 sugere à Prefeitura que adquira e utilize Tecnologias Assistivas como softwares, aplicativos, serviços e técnicas que facilitem a comunicação e o atendimento da pessoa com deficiência na rede municipal de ensino e setores de órgãos municipais.

Segundo definição do site Tecnologias Assistivas o termo se refere a recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência promovendo desta forma uma vida independente e inclusa.

A vereadora em sua sugestão visa promover a inclusão social destas pessoas no Município.

INCLUSÃO DO NOVEMBRO ÉTNICO RACIAL NO CALENDÁRIO OFICIAL

E a indicação 41/2020 que sugere à Prefeitura a inclusão do evento “Novembro Étnico Racial” no calendário oficial do Município.

O evento deve ser celebrado em novembro, considerado o mês da consciência negra. No dia 20 deste mês já é comemorado nacionalmente o Dia da Consciência Negra no entanto, as atividades do evento proposto pela vereadora devem ocorrer durante todo o mês promovendo a igualdade racial no município.

Todas as sugestões da vereadora foram aprovadas por unanimidade e agora seguem ao Executivo que pode acatá-las ou não.