JOSÉ ANTÔNIO CASANOVA E CIRURGIÕES DENTISTAS SÃO HOMENAGEADOS NO PLENÁRIO DA CÂMARA

17/11/23 10:24:03

Grande Expediente de terça (24) homenageou profissionais da área da odontologia

O Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (24) homenageou os profissionais da área da odontologia, em especial José Antônio Casanova, cirurgião dentista mais antigo em atividade no município. As homenagens marcaram alusão ao dia do dentista, celebrado no dia 25 de outubro.

Pingo Rezende (Progressistas) foi o autor das homenagens. “No dia nacional do cirurgião dentista, celebramos aqueles que fazem com que as pessoas sorriam, que as pessoas tenham mais qualidade de vida. E vocês são uma classe tão importante na qual a gente entendeu de fazer esta homenagem” - aponta. “Tantas pessoas relevantes no nosso município que exerceram essa profissão e ao mesmo tempo deram sua contribuição política em nosso município” - completou, em referência a José Antônio Casanova, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Vacaria.

“Em 1954, no congresso da Federação Dentária Internacional, o Papa Pio XII definiu sabiamente a nossa profissão. A odontologia é uma profissão singular: requer daqueles que a exercem o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge” - relembrou José Antônio Casanova em seu discurso na tribuna, que aproveitou para deixar seus agradecimentos pela homenagem. “Os agradecimentos são a forma mais elevada do pensamento e a gratidão é a felicidade duplicada. Gratidão é a memória do coração” - completou.

“É sempre motivo de felicidade ser lembrado e ser homenageado” - citou Felipe Frozi, presidente da Associação Brasileira de Odontologia – seção Alto da Serra, que discursou em nome dos cirurgiões dentistas na tribuna. “Isso dá mais ânimo para continuarmos nossa caminhada, trabalhando em prol da odontologia de Vacaria” - completou.

A sessão desta terça também teve quatro projetos votados e aprovados. Foram repassados R$ 400 mil para a área da educação na compra de alimentos para a merenda escolar. Outro repasse foi de R$ 1,4 milhão para a área da saúde em repasses de valores para a empresa que realiza a contratação de médicos, recepcionistas, higienizadores e pessoal para o raio X das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para pagamento de prestadoras de serviços médicos de exames diagnósticos, consultas e sessões de fisioterapia. Ambos os valores são válidos para os meses de outubro a dezembro de 2023.

Foi autorizada também a contratação temporária e emergencial de um agente de combate às endemias e o Projeto de Lei Complementar nº 26/2023 alterou a escolaridade mínima exigida para o exercício no cargo de operador de máquinas. Antes, a exigência era de ensino fundamental completo. Com a alteração, é necessário ter apenas a 2ª série do ensino fundamental. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.