JOVENS FORAM VEREADORES POR UM DIA

31/10/2019

01/11/19 03:12:07

Projeto contou com a participação das escolas de ensino médio

| Crédito: Danilo Ciota

por Elenise Minella

Nesta quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Vacaria realizou a segunda edição do projeto Vereador Jovem por um dia. O projeto criado na atual legislatura por iniciativa do vereador Osvaldo Grigolo Júnior (PSB) e aprovado por todos os vereadores é destinado aos alunos do ensino Médio e tem por objetivo proporcionar-lhes o conhecimento das atividades políticos parlamentares.

A saudação inicial foi realizada pelo presidente da Câmara vereador Douglas Cenci e pelo vereador Osvaldo Grigolo Júnior que deram boas vindas aos participantes do Projeto.

Na sequência os vereadores jovens participaram de uma sessão simulada onde houve a escolha de um presidente para conduzir os trabalhos e os outros 14 vereadores titulares ocuparam as bancadas onde apresentaram indicações elaboradas em grupos que representaram quatro partidos: Partido da Saúde, Partido da Educação, Partido de Desenvolvimento Social e Partido da Cultura, Esporte e Lazer. Foram escolhidos também quatro vereadores suplentes que participaram do treinamento e acompanharam a realização da sessão simulada no plenário. As indicações apresentadas foram:

Indicação 01/2019 – Partido da Educação: Sugere ao Executivo a elaboração de um projeto que proporcione maior segurança escolar, através da instalação de equipamentos de segurança nas escolas e realização de capacitação de profissionais para situações de emergência.

Indicação 02/2019 – Partido da Saúde: Sugere ao Executivo a realização de campanhas de mobilização através das redes sociais, rádio, panfletos e cartazes em estabelecimentos públicos e comerciais sobre os serviços de saúde oferecidos pelo município especificando o tipo de atendimento ofertado em cada unidade.

Indicação 03/2019 – Partido da Cultura, Esporte e Lazer: Sugere a utilização do futebol como expressão de cultura, inclusão social, desenvolvimento e transformação social.

Indicação 04/2019 – Partido do Desenvolvimento Social: Sugere ao Executivo a criação de um grupo de trabalho encarregado de realizar uma pesquisa sobre as condições de acessibidade às calçadas e vias públicas do município de Vacaria.

Ao final da sessão simulada os vereadores receberam os certificados de participação das mãos dos vereadores Osvaldo Grigolo Júnior, Fernando Lucena Maciel, Mauro Deluchi Schuler e Moacir Bossardi.

Foram vereadores jovens por um dia os seguintes alunos:

Presidente: Mariana Fontana Weber-Colégio Bom Jesus-São José

Vereadores Titulares
Colégio Bom Jesus São José
Ana Cláudia Telles Basso e Flora Girotto Dalla Santa Almeida

Escola Estadual de Ensino Médio Padre Pacífico: Yuri Cauan da Silva Almeida, Daniela Elisabete Bernardi e Ingrid Ribeiro Zalasko

Colégio Gustavo Vieira de Brito: Péricles Guazzelli Della Giustina e Shayane Danielli, Arthur Visentin Savi Mundi

Instituto de Educação Irmão Getúlio: Mariele Rodrigues Godinho de Sousa

Instituto Federal de Educação: João Vitor do Amaral Pichetti e Stefani de Souza Ferreira

Escola Estadual de Ensino Médio Padre Éfrem: Wiliam Costa da Silva

Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha: Larissa Mota Silva e Nathália Zalasko Poletto

Vereadores Suplentes: