LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL SERÃO REESTRUTURADOS

01/10/2019

01/10/19 09:47:31

Vereadores aprovaram Projeto que libera R$ 200 mil para a compra de equipamentos

| Crédito: Foto meramente ilustrativa | Crédito: Frontera

por Giana Pontalti

Os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira (30), em regime de urgência, o Projeto de lei executivo 150/2019 que aplica R$ 200 mil na reestruturação dos laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental.

Com o recurso, serão comprados computadores para cinco escolas. “A ideia é reestruturarmos metade dos laboratórios neste ano e, da outra metade, no começo do ano que vem”, explicou Silvandro Fonseca, diretor executivo da Secretaria Municipal de Educação.

Grande parte dos laboratórios existentes estão inativos, seja pela defasagem de equipamentos ou falta de acesso à internet. Na Escola Nabor Moura de Azevedo, a sala do laboratório é utilizada para reforço escolar na parte da manhã e, à tarde, para acessar jogos. O laboratório não dispõe de acesso à internet. Na Escola Duque de Caxias, o laboratório conta com apenas 8 computadores. O espaço também está inativo.

“Primeiramente, buscamos padronizar as redes, melhoramos a fiação e as tubulações. Agora, vamos equipar os laboratórios”, disse Silvandro.

DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET

Também foi aprovada na sessão de segunda-feira, a Indicação 58/2019 que sugere à Prefeitura utilizar recursos do Projeto de lei 140/2019 para a instalação de novos laboratórios nas escolas de toda a rede municipal de ensino. A Indicação foi elaborada pela vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), que relatou a dificuldade de acesso à internet em muitas escolas.

“Nós sabemos o quanto o acesso à internet potencializa o ensino. Infelizmente, a dificuldade de acesso ainda é realidade em muitas das escolas”, enfatizou.

A Indicação 58/2019 foi aprovada por unanimidade e será, agora, encaminhada ao Prefeito para sua apreciação.