LEGISLATIVO APROVA RECURSOS PARA EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS

07/08/2019

07/08/19 03:11:41

Recursos das economias do legislativo foram destinados para a realização de eventos alusivos ao aniversário de Vacaria.

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Em outubro, uma série de atividades e eventos acontecem em nossa cidade em comemoração ao aniversário de Vacaria. Muitas entidades buscam o apoio do poder público para realizá-las. Nesta semana, os vereadores aprovaram dois projetos (Projeto de lei executivo 111/2019 e Projeto de lei executivo 112/2019) que repassam recursos das economias do legislativo a diversas causas.

“A Câmara é sempre procurada pela comunidade para apoiar iniciativas culturais, esportivas, empresariais. Em um momento em que a Prefeitura está com o orçamento comprometido, a Câmara tem recebido muitas demandas e nós buscamos apoiar a todas de interesse coletivo, quando há disponibilidade orçamentária”, salientou Douglas Cenci (PT).

Confira a destinação dos recursos:

CONCURSO A MAIS BELA COMUNITÁRIA: R$ 10 MIL PARA A UAMVA
No dia 12 de outubro, sábado, será realizado o evento de escolha da mais bela comunitária de Vacaria. O evento é organizado pela União da Associação dos Moradores de Vacaria (UAMVA) e elege as mais belas comunitárias nas categorias infantil, juvenil, adulta e melhor idade.

“O mais bela comunitária é um concurso que incentiva a participação cidadã, estimulando a formação de lideranças comunitárias. Envolve meninas e mulheres, dos 6 aos 100 anos. O recurso do legislativo é fundamental para o evento, já que temos despesas com som, banda, passarela, decoração, camisetas, troféus, segurança, entre muitas outras”, explicou Samara de Lima Campos, presidente da UAMVA.

O concurso acontecerá no ginásio do Centro Educacional Dom Orlando Dotti no período da tarde.

CAMPEONATO DE BOCHA: R$ 3,5 MIL PARA A LIGA VACARIENSE DE BOCHA
A Liga Vacariense de Bocha promoverá, nos dias 19 e 20 de outubro, o campeonato regional de bocha. O evento já é tradicional em Vacaria e conta com a participação de 12 equipes de outras cidades.

“Somos em 16 equipes competidoras. Vem muita gente de fora e viria mais se tivéssemos mais canchas. O apoio do poder público é essencial para viabilizarmos o evento”, explica Otavi Castagna, presidente da Liga.

O recurso repassado pelo legislativo será aplicado na recepção dos competidores e no pagamento de troféus de premiação e participação.

EXPOVAC: R$ 25 MIL PARA A ASSOCIAÇÃO RURAL
A 55ª Expovac acontecerá e 03 a 06 de outubro no Parque Nicanor Kramer da Luz. O legislativo repassou à Associação Rural, R$ 25 mil, que serão aplicados na elaboração e compra de materiais para a execução do plano de prevenção e proteção contra incêndios, na elaboração de materiais e compra de espaços nas mídias locais para a divulgação do evento, contratação de serviços de segurança e limpeza, de serviços veterinários e fabricação de troféus.

CAMPEONATO MUNDIAL DE TIRO AO PRATO: R$ 7 MIL PARA O CLUBE DE CAÇA E TIRO INDEPENDÊNCIA
O poder público busca apoiar, também, os competidores que representam o Município em campeonatos através da ajuda de custo. É o caso de Marivaldo Pereira da Silva, o Preto, que está participando do campeonato Gran American 2019, em Illinois, Estados Unidos.

“Essas parcerias com o legislativo são importantes para efetivar apoios a eventos esportivos e culturais, já que o orçamento atual da pasta da cultura é restrito”, afirmou Luciano Ramos, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Todos os recurso destinados pelo legislativo é repassado às instituições através do Executivo, nos casos acima, pelo Departamento de Cultura.