LEGISLATIVO CONDECORARÁ OSMAR TERRA COMO CIDADÃO VACARIENSE

24/01/2020

24/01/20 08:09:34

Câmara entregará distinção ao Ministro da Cidadania, Osmar Terra, no sábado, dia 01 de fevereiro.

| Crédito: assessoria de comunicação do ministro

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria condecorará o Ministro da Cidadania, Osmar Gasparini Terra, como cidadão vacariense. A honraria será entregue no dia 01 de fevereiro, sábado, quando Osmar Terra virá a Vacaria para a abertura do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria e para a reinauguração do Asilo Santa Isabel.

A homenagem a Osmar Terra foi proposta pelo vereador André Rokoski (MDB), através do Projeto de decreto legislativo 06/2019, aprovado por unanimidade.

Osmar Terra é médico de formação e político. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se em saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê, pela Universidade de Brasília e é mestre em neurociência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ingressou na vida pública na década de 80, como superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), cargo que exerceu de 1986 a 1988. Foi Prefeito de Santa Rosa de 1992 a 1996. De 1999 a 2001, foi secretário-executivo do Programa Nacional Comunidade Solidária, atuando junto a primeira-dama Ruth Cardoso.

Osmar foi gestor da pasta da saúde no Rio Grande do Sul de 2003 a 2010, nos Governos de Germano Rigotto e Yeda Crusius. Neste período, Osmar arquitetou e implementou o programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Em 2007, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, cargo que exerceu concomitantemente com a coordenação da pasta da saúde no Estado. Já ingressou em seis mandatos como deputado federal, quatro como titular e dois como suplente. Em seu último mandato, destinou emenda parlamentar ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira no valor de R$ 300 mil contribuindo para a aquisição de equipamentos empregados no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2016, Osmar Terra assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social no Governo de Michel Temer onde passou a cuidar de programas como o Bolsa Família e o Programa Criança Feliz. A frente do Ministério, destinou R$ 900 mil para a obra de reforma do Asilo Santa Isabel. Em 2019, assumiu o Ministério da Cidadania do Governo de Bolsonaro.

CURIOSIDADE
Embora Osmar Terra tenha nascido em Porto Alegre, o Ministro tem vínculos familiares em Vacaria. Seu bisavô Avelino Paim de Souza foi intendente na cidade. Quando recém-formado em medicina, pensou em abrir consultório em Vacaria, mas um convite para atuar como gestor o direcionou a Porto Alegre.

A HOMENAGEM
O Título de Cidadão vacariense será entregue durante a solenidade de inauguração da nova sede do Asilo Santa Isabel, que inicia às 17h e acontece na Rua Teodoro Camargo, 288, no centro de Vacaria.