LEGISLATIVO ENCAMINHA RECURSOS PARA ENTIDADES

Atelier Livre, Adeviva e estudantes do Instituto Federal serão beneficiados

| Crédito: Arquivo Atelier Livre

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou nesta semana dois projetos executivos que foram formulados a pedido da presidência da Casa para destinar à Associação dos Deficientes Visuais de Vacaria (Adeviva), R$ 5 mil, à Associação Vacariense Atelier Livre, R$ 10 mil, ao Programa Primeira Infância Melhor (Pim), R$ 5 mil e ao Departamento Municipal de Trânsito, R$ 4 mil, totalizando R$ 24 mil, recursos esses provenientes das economias do orçamento do Legislativo.

A Adeviva apresentou ao presidente da Câmara vereador Douglas Cenci, recentemente, o projeto de criação de um Jardim Sensorial no município de Vacaria. Os recursos aprovados pelos vereadores subsidiarão a elaboração do projeto deste Jardim.

Criar um jardim sensorial tem por objetivo estimular todos os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e degustação. Dessa forma, é possível interagir com o ambiente e estar em harmonia com o mesmo, promovendo equilíbrio e uma forma de terapia.

Os recursos que irão para o Atelier Livre serão aplicados no custeio de bolsas para os alunos das escolas municipais participarem de oficinas de arte durante este ano através do pagamento do professor em linguagens Artísticas, História e Teoria da Arte e ainda, artista visual e curador, que ministra as aulas no Atelier Livre de Vacaria, semanalmente, às quartas-feiras, das 9:00 às 21:00 horas. Os cursos têm como objetivo principal dar suporte aos artistas locais e alunos, como multiplicadores, dos processos artísticos e culturais para a nossa comunidade.

A Câmara auxiliará ainda o Pim através da destinação de recursos para a compra de uniformes para a identificação das visitadoras. O programa vem recebendo verbas do governo do estado que são utilizadas basicamente para o pagamento dos salários das visitadoras, não havendo recursos livres para atender outras demandas.

A necessidade de construir uma parada de ônibus na Rua Assis Brasil, esquina com a Av. Moreira Paz para abrigar os estudantes que utilizam o transporte coletivo para o deslocamento até o Campus do Instituto Federal de Educação sensibilizou a Mesa Diretora da Câmara, que destinará recursos para este fim.

O vereador Douglas Cenci(PT), presidente da Câmara destacou a importância do acolhimento das solicitações do Legislativo pelo Poder Executivo através do envio com rapidez e presteza dos projetos à Câmara, bem como o reconhecimento dos vereadores ao votarem os projetos em regime de urgência.

Para Douglas o Legislativo está honrando o compromisso assumido com as entidades a exemplo do que fez quando providenciou o repasse de R$150 mil, no início deste ano para a viabilidade de execução do Projeto Social que substituiu o Programa Florescer, atendendo alunos em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar.