LEGISLATIVO INVESTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERNA

07/06/2019

07/06/19 04:04:54

Colaboradores visitaram o aterro sanitário e realizaram o plantio de árvores nesta semana

| Crédito: Shaina Santos e Taís Vargas

por Giana Pontalti

O legislativo vacariense realizou nesta semana duas ações ambientais: visitação ao aterro sanitário e plantio de árvores. As ações fazem parte da Campanha Reduza, Reutilize, Recicle, campanha interna de redução de consumo e impacto ambiental lançada em abril.

VISITA AO ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL

Na quarta-feira (05), dia internacional do meio ambiente, quinze  colaboradores visitaram o aterro sanitário. A visita foi guiada por  profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Serrana Engenharia, empresa responsável pela coleta e administração do aterro.

Cada habitante de Vacaria, produz, em média, 1kg de rejeitos por dia. O volume é elevado se comparado a outras cidades do mesmo porte. Oito caminhões de lixo são descarregados no aterro diariamente, fora o lixo de grande volume e o rural, recolhido extraordinariamente. "Chegamos a 1.100 toneladas mensais. As visitas são importantes porque vemos o volume do lixo, que impressiona", comentou Jones Rodrigo Gauger, gerente operacional da Serrana Engenharia.

O aterro sanitário de Vacaria foi criado em 2009 e é uma referência regional. Recebe todo o lixo produzido na cidade. Ali, ele é compactado e armazenado. No local, também é feito o controle e redução do chorume.

"O aterro sanitário de Vacaria, se comparado a realidade dos municípios brasileiros, é exemplo. Não temos aqui tratamento físico e químico, pelo elevado custo. O que fazemos é controlar e reduzir o chorume, além de garantir que não atinja o lençol freático", explicou o engenheiro ambiental Bruno Bittar.

"Fiquei feliz em saber que Vacaria cuida muito bem do seu lixo, que o aterro é exemplo, mas também triste porque o volume de lixo é enorme, há muito por fazer", comentou Roseli Fiorio, assessora parlamentar.

"Na visita pudemos constatar dois desafios municipais. Um deles é buscar uma solução para o lixo urgente. A célula atual, que comporta o lixo, já está próxima da sua capacidade máxima. O outro, é  ampliar a separação e destinação de resíduos à reciclagem", afirmou o vereador Marcelo Dondé (PP).

Segundo informações do diretor-executivo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, João Adair De Paula, apenas 8% do lixo é atualmente separado em Vacaria.

Próxima ao aterro sanitário, fica a Associação de Recicladores São Francisco que garante a subsistência de 12 famílias. "No começo da associação, em 2006, recebíamos mais resíduos do que hoje. A educação ambiental tem altos e baixos, estamos em um momento de pouca conscientização", alertou Clarice Mathyas, coordenadora da associação.

PLANTIO DE CEREJEIRAS

Na sexta-feira, dia 07, os colaboradores realizaram o plantio de mudas de cerejeiras em área próxima à Casa do turista, na área do antigo aeroporto. O plantio das mudas busca compensar o impacto ambiental gerado pelo consumo de papel no legislativo.

"Uma árvore como esta leva de 10 a 20 anos para crescer. É fundamental o plantio de mais árvores, para compensarmos o impacto e, também, embelezarmos a cidade e melhorarmos a qualidade do ar", destacou Glaucio Zingali, engenheiro ambiental e assessor parlamentar.

Ao todo, foram plantadas 30 mudas de cerejeira japonesa, 15 brancas e 15 rosas. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

"O legislativo tem que dar o exemplo e é isso que estamos fazendo com esta Campanha que apenas começou", reforçou o vereador Douglas Cenci (PT), presidente. A Reduza, Recicle e Reutilize está em sua primeira etapa que abrange os meses de abril, maio, junho e julho. Neste período, o objetivo é sensibilizar e educar os colaboradores (servidores, comissionados e vereadores) para a redução do consumo de energia elétrica, água, plásticos descartáveis e papel.

A Campanha é coordenada pelo Departamento de comunicação.