LEGISLATIVO LANÇA CAMPANHA INTERNA DE REDUÇÃO DE CONSUMO E IMPACTO AMBIENTAL

Data de publicação

17/04/2019

Data de atualização

18/04/19 01:58:13

Primeira etapa da campanha motiva servidores e vereadores a reduzirem o uso de folhas de papel, copos descartáveis e energia elétrica

Salvar imagem

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria deu início nesta quarta-feira (17) à campanha interna de redução de consumo e impacto ambiental: Reduza, Reutilize, Recicle. A campanha foi idealizada pelo departamento de comunicação e é avalizada pela Mesa Diretora, que defende que o legislativo, assim como os demais poderes públicos, tem que dar exemplo em boas práticas. 

"Mais importante do que a redução do impacto financeiro, é a redução do impacto ambiental. É importante mostrar à comunidade o nosso envolvimento. Iniciamos um trabalho de conscientização junto aos funcionários e colegas vereadores, para difundir e estimular práticas que minimizem o impacto ambiental e reduzam o consumo, o que certamente resultará no decréscimo de resíduos da casa legislativa e, indiretamente, refletirá na comunidade" , explicou o presidente Douglas Cenci (PT). 

A primeira etapa da campanha acontecerá nos meses de abril, maio, junho e julho. Durante estes quatro meses, os servidores e vereadores serão motivados a reduzir o consumo de folhas de papel, de copo e das garrafas descartáveis e, também, de energia elétrica. 
Para uma folha A4 ser produzida, são necessários 10 litros de água. O impacto de um pacote de 500 folhas é enorme. 

Os copos e garrafas são uma grande preocupação, já que são utilizados em larga escala e lotam os aterros sanitários e oceanos. Segundo dados da National Geographic, cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos chegam aos mares todos os anos, gerando a degradação da vida marinha.
Utilizar a energia elétrica com racionalidade é outra proposta da campanha. É possível reduzir o consumo a partir de atitudes simples como desplugar os eletrônicos que não estão sendo utilizados e substituir lâmpadas convencionais por LED. 

Os colaboradores e veradores participaram nesta quarta de uma palestra de sensibilização, proferida pela mestreem engenharia ambiental, Marli Borsoi, e pela relações públicas Giana Pontalti, servidora da Casa. A palestra apresentou aos colaboradores, o impacto gerado pelo legislativo e lançou o desafio para a adoção de 15 novos comportamentos. 

"A campanha é importante porque todos nós somos capazes de fazer alguma ação no dia a dia que contribuiu para a saúde do nosso planeta, refletindo diretamente na nossa sobrevivência", afirmou a servidora  Jussemar Ganzala, tesoureira.  

Ao todo, o legislativo conta com 60 pessoas em seu quadro funcional, 15 são vereadores. O presidente Douglas Cenci (PT), os vereadores André Rokoski (MDB), Fernando Maciel (PDT), Marcelo Dondé (PSB), Marcos Lima (PTB), Mauro Deluchi Schuler (PSB), Moacir Bossardi (PSDB), Osvaldo Grigolo Jr. (PSB), Rita Zamboni (PSB) e Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) participaram do evento de lançamento. 
 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces