LEGISLATIVO PARTICIPA DE AGENDA COM O GOVERNADOR SARTORI

Comitiva vacariense foi recebida nesta segunda-feira(28), no Palácio Piratini

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Nesta segunda-feira(28), a convite da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra(Amucser), o Poder Legislativo vacariense participou, através do seu presidente vereador Mauro Deluchi Schuler(PSB) e do vereador Marcelo Dondé(PP), de reunião no Palácio Piratini com o governador do estado José Ivo Sartori, onde tiveram continuidade as tratativas sobre as obras de reforma do atual Presídio Estadual de Vacaria e também a possibilidade de construção de um novo presídio na região.

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Segurança Pública Cézar Schirmer, e dos deputados estaduais Sérgio Turra (PP), Catarina Paladini (PSB) Ronaldo Santini (PTB), Tiago Simon (PMDB) e Ernani Polo (PP).

O governo do estado realiza no momento estudo técnico sobre uma área oferecida pela Administração Municipal de Vacaria para a construção de um novo presídio. Trata-se de um espaço de oito hectares que foi disponibilizado ao estado, através da interlocução do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Mário Lourencetti Almeida.

Na reunião, o governador Sartori solicitou aos prefeitos dos municípios dos Campos de Cima da Serra que identifiquem as áreas de propriedade do estado existentes na região para que possam ser analisadas outras opções de locais que poderiam receber a obra de construção de um novo presídio.

Prossegue ainda o estudo técnico para a realização de obras emergenciais no atual presídio, como a construção de novas celas e a construção do muro em seu entorno.

Na reunião de ontem foi também avaliada uma sugestão de locação de um pavilhão para acomodar os presos do regime semiaberto. A alternativa foi descartada devido a limitação de funcionários que atuam na casa prisional atualmente.

O secretário Cézar Schirmer fez uma previsão de que até o final do mês de junho ou no máximo no início do mês de julho uma decisão será tomada pelo governo do estado quanto à construção de um novo presídio na região dos Campos de Cima da Serra e também quanto à realização das obras emergenciais.

Os estudos prosseguem e novos contatos serão mantidos inclusive com o governo federal em busca de recursos para a construção de uma nova casa prisional. Novas agendas serão realizadas tendo a frente o Ministério Público, através do promotor de justiça Rodrigo Berguer Sander, com a participação de todas as representações da sociedade civil organizada que acompanham as tratativas que estão em andamento.

A comitiva de Vacaria contou ainda com a participação do promotor público Rodrigo Berguer Sander, do delegado regional de Polícia Civil, Carlos Alberto De Faveri, do presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Campos de Cima da Serra (Corede), Alessandro Dalla Santa Andrade e do representante do terceiro setor, Jaime Perin.