LEGISLATIVO PARTICIPOU DE AGENDAS EM PORTO ALEGRE

Vereadores visitaram a Assembleia e a Secretaria de Administração Penitenciária

| Crédito: Herbert Hasse Jr

por Elenise Minella

Nesta segunda-feira(13), o presidente da Câmara vereador Douglas Cenci (PT) e os vereadores Marcelo Dondé(PP)e Marcos Lima (PTB) participaram de duas agendas de grande importância para Vacaria e para a região, na Assembleia Legislativa gaúcha e na Secretaria da Administração Penitenciária.

Na Assembleia os vereadores estiveram presentes na cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra, de iniciativa do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB). A Frente tratará de questões relacionadas à infraestrutura da região, potencializando seu desenvolvimento econômico e turístico, com o objetivo de viabilizar um importante corredor logístico para escoamento da produção do sul do Brasil para os países do Mercosul.

Em sua manifestação, Búrigo afirmou que as obras são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e turístico da região dos Campos de Cima da Serra. “O nosso objetivo aqui hoje é agregar as forças políticas gaúchas e catarinenses para somar a tudo que já foi feito em prol da logística e dos transportes dos Campos de Cima da Serra no RS e da região sul catarinense. Nosso foco inicial é a conclusão da BR 285”, apontou. Como primeiro ato oficial do colegiado, o parlamentar confirmou presença na instalação do mesmo movimento, no Congresso, dia 5 de junho. Em Brasília, a condução será do deputado federal Ronaldo Santini (PTB).

Na Secretaria de Administração Penitenciária, os vereadores Douglas, Marcelo e Marcos e o Promotor de Justiça Rodrigo Sander, foram recebidos pelo Secretário César Faccioli. O Poder Legislativo e o Ministério Público desde o ano passado, vem participando de reuniões com as autoridades da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio Grande do Sul em busca de alternativas para resolver o problema da superlotação do Presídio Estadual de Vacaria.

Possíveis áreas que poderiam ser aproveitadas para a construção de um novo presídio em Vacaria já foram indicadas pelo município e aguardam a análise e avaliação do governo do estado, dentre elas a área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Segundo o presidente da Câmara vereador Douglas o secretário Faccioli comprometeu-se em, no prazo máximo de 30 dias, apresentar uma posição oficial do estado quanto a realização de obras de ampliação emergencial do atual presídio, bem como a viabilidade da elaboração de um estudo técnico e financeiro quanto a construção de um novo presídio nas áreas propostas.