LEGISLATIVO PRESTARÁ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO IRMÃO GETÚLIO

28/03/22 09:27:32

Sessão solene será realizada no dia 29 de março

Por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizará na próxima terça-feira (29), Sessão Solene comemorativa aos 50 anos de existência do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, atendendo uma proposição do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT).

O IG, como é carinhosamente chamado, se tornou referência em educação na região dos Campos de Cima da Serra, e iniciou suas atividades no município como Escola de Área – Polivalente, no ano de 1972.

O primeiro diretor da Escola foi Darci Gelain Risson. Naquela época haviam 409 alunos matriculados e 29 professores lecionando. Também em 1972, a biblioteca da escola foi inaugurada, passando a se chamar: Biblioteca Soli Gonzaga dos Santos. Foi organizado o primeiro Círculo de Pais e Mestres, presidido por Flávio Jacques e como vice-presidente, Marcos Palombini. Em 1974 formou-se ainda a primeira turma de ensino fundamental da escola.

O desejo da comunidade em implementar o segundo grau, ocorreu em 1994, e aí a Escola passou a se chamar de Escola Estadual de 1° e 2° graus. Neste mesmo ano, o Curso Normal foi implantado através da Habilitação de Magistério de 1° a 5 ° séries do ensino de primeiro grau e de auxiliar de professor de pré-escola.

Hoje, completando seus 50 anos, o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, possui 70 professores, 17 funcionários e 1223 alunos, nos três turnos, oferendo Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Normal.

A escola tem como diretora a prof. Ana Rosa Bastos Bortolon, vices diretoras: Dulce Pereira Carneiro Barp, Elizete Orsi Fernandes e Isaura Andreolla.