LEGISLATIVO REALIZARÁ SOLENIDADE DE HOMENAGEM AOS INSTITUTOS FEDERAIS

30/11/2018

03/12/18 08:54:01

Solenidade acontecerá nesta terça-feira(04) e contará a trajetória dos Institutos Federais que completam 10 anos de atividades em todo o território nacional

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

O legislativo vacariense realizará nesta terça-feira (04), sessão solene de homenagem aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que completam 10 anos de atividades neste mês de dezembro. Ao todo, são 36 Institutos em todo o Brasil. O Rio Grande do Sul, conta com três deles: O Instituto Federal Sul Riograndense, o Instituto Federal de Farroupilha e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o qual o campus Vacaria faz parte.

A solenidade, proposta pelo vereador Douglas Cenci (PT), vai apresentar a trajetória dos Institutos Federais, que levam ao interior brasileiro educação pública profissionalizante. Os IFs foram criados em 2008, pela Lei 11.892, e integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O IF campus Vacaria é uma entidade autônoma desde 2015. Conta com 384 alunos matriculados e 69 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Oferta atualmente 8 cursos, do ensino médio à pós-graduação:

* Ensino médio integrado ao Curso técnico em agropecuária
* Ensino médio integrado ao Curso técnico em multimídia (único curso no Rio Grande do Sul)
* Técnico em Informática
* Técnico em Logística
* Curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas
* Curso superior em Agronomia (curso realizado em parceria com a UERGS)
* Pós-graduação em Docência na educação básica
* Pós-graduação em Produção Vegetal (curso realizado em parceria com a UERGS)

"O IF está mudando a realidade econômica e cultural de Vacaria. Imagina você fazer o ensino médio e já aprender uma profissão, ainda mais gratuitamente. Os estudantes, ainda bastante jovens, podem conviver e aprender com mestres e doutores que vieram do Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Paraná”, diz Gisele Boechel, Diretora-administrativa.

“O Instituto Federal em Vacaria vai chegar a 1.000 alunos nos próximos anos. O foco do Instituto é potencializar os arranjos produtivos locais e desenvolver novos”, explica Adair Adams, Diretor de ensino.

A solenidade de homenagem aos Institutos Federais acontecerá no plenário da Câmara e tem início às 19h. É aberta a toda a comunidade.