LEGISLATIVO REALIZOU ENTREGA DA MEDALHA ZILDA ARNS AO BISPO EMÉRITO DOM ORLANDO DOTTI

07/07/2020

07/07/20 09:47:10

| Crédito: Maxx Produtora

Por Giordana Grigol

Foi realizada nesta segunda-feira (06), a Sessão Solene para a entrega da Medalha Zilda Arns ao Bispo Emérito de Vacaria, Dom Orlando Dotti. A honraria ao Bispo foi feita a partir do Projeto de decreto legislativo 003/2020 de autoria da vereadora Rita de Cássia Zamboni.

“Fiquei bastante emocionada durante a sessão e, considero que, na verdade, nós é quem fomos homenageados por ter ele nesta oportunidade. Ele é uma pessoa que tem um legado pelo próximo e essa entrega a ele foi medida por todo o trabalho realizado em sua trajetória.” - destaca a vereadora Rita.

Até hoje, a medalha foi concedida nos anos de 2015 para a esportista Sílvia de Cássia e em 2016 para a benzedeira Therezinha Maciel.

A medalha Zilda Arns é assim denominada em homenagem à médica pediatra e sanitarista brasileira, criadora do soro caseiro e da farinha multi mistura utilizadas no combate à mortalidade e desnutrição. O Bispo Dom Orlando Dotti, inclusive esteve diversas vezes ao lado da médica em ações da Pastoral da Criança.

Em sua fala, durante a solenidade, Dom Orlando destacou que a homenagem tem representação coletiva do seu trabalho. “Quando recebi a notícia da homenagem foi uma surpresa. Esta homenagem representa um trabalho feito em grupo. E, acima de tudo, feito pela Pastoral da Criança que foi eficaz durante muito tempo em nossa diocese. Então, representa o reconhecimento por parte da população, feita por meio dos vereadores, a todo um trabalho da igreja. Fico muito agradecido!”

A presidente do legislativo, vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva exlica que a honraria é merecida em especial pela dedicação de Dom Orlando à comunidade. “A importância da vida dele para a comunidade é extrema. Ele prega sobre a necessidade de as pessoas aprenderem a viver em coletividade e que nós, precisamos sim, todos os dias, lutar pela igualdade social.” - explica a presidente Selmari.

A sessão ocorreu no plenário da Câmara Municipal respeitando as regras de distanciamento social da bandeira laranja, tendo um limite máximo de 43 pessoas.