LEGISLATIVO REPASSA R$140 MIL À APAE PARA ATENDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS E PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS

Data de publicação

07/12/2022

Data de atualização

12/12/22 07:47:27

Salvar imagem

| Crédito: Saulo Vargas

por Júlia Costa

No final de outubro, foi aprovada a destinação de R$140 mil do legislativo à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vacaria). A verba será utilizada para o pagamento de funcionários e para o custeio de atendimento fonoaudiológico na entidade, em 2023. 

Atualmente, a fila de espera para essa especialidade é de 38 crianças de um a dez anos de idade, e 99% delas estão no espectro autista. Para o próximo ano, com o aporte da Câmara, poderão ser atendidas 28 delas. 

“A fila para atendimentos de fonoaudiologia é muito grande, pois se demora muitas sessões para começar a ser alcançado o objetivo, ainda mais uma criança autista”, comentou a vice-presidente da APAE. 

A articulação da demanda foi feita pelo presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, junto ao Poder Executivo, através de pedido da vice-presidente da APAE, Cida Fabris, e da presidente da AFACCS (Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra), Ana Paula Chaves. 

“Na Câmara questionaram quais eram as nossas demandas e falamos que era o atendimento fonoaudiológico e neuropediátrico. O que estava no alcance era a fonoaudióloga e, para nós, já é um passo bastante grande. Pois sabemos como nossos filhos evoluem com esse trabalho”, disse Ana Paula Chaves. 

A APAE, no momento atual, possui apenas uma profissional da área, que se desloca da cidade de Caxias do Sul três vezes por semana para realizar atendimentos. 

“A nossa maior dificuldade, a nível de município, é ter profissionais dessa área, ainda mais que tenham conhecimento do transtorno do espectro autista. Porque é uma criança que tem que ser trabalhada diferentemente, especificamente”, explicou a diretora da entidade, Adriana Reck. 

Para a fonoaudióloga da APAE, Giovana Vargas, o trabalho de estimulação é fundamental para amenizar as dificuldades: “A importância da fonoaudiologia para essas crianças se dá principalmente pela estimulação da linguagem, da comunicação assertiva e da alimentação”.

“Nós acreditamos que precisamos nos envolver enquanto Poder Público, para que assim, possamos dar a nossa contribuição, auxiliando, principalmente, as crianças e as mães que necessitam desse trabalho para que seus filhos possam se desenvolver”, comentou o presidente do legislativo, Fabiano Vacaria.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces