LEGISLATIVO VACARIENSE APOIA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO RECICLÁVEL

08/06/2021

08/06/21 02:32:22

De cada 1.100 toneladas de lixo que teria potencial para ser reciclado, somente 100 são efetivamente aproveitados em razão do descarte incorreto.

| Crédito: Saulo Vargas

por Giordana Grigol

Iniciou na segunda-feira (07), a Campanha Vacaria Mais Limpa: Cidade Limpa, Cidade Mais Saudável. A campanha é uma iniciativa do poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para incentivar a população a diminuir o volume de lixo produzido, assim como, falar sobre as melhores práticas de descarte dos resíduos que podem ser reciclados.

Conforme a prefeitura, de cada 1.100 toneladas de lixo que teria potencial para ser reciclado, somente 100 são efetivamente aproveitados para isso, em razão, ao descarte incorreto.

Alguns vereadores aproveitaram a Sessão Ordinária de segunda-feira (07) para falar sobre o assunto. O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Mário Almeida (PSDB), explicou a importância de valorizar o rumo certo do lixo. “Essa campanha vem para auxiliar e tentar mudar o rumo que está sendo dado para o dinheiro público. Nós estamos colocando dinheiro na lata do lixo, pois todos os dias várias toneladas de material reciclado são produzidos e transportados para o Estado de Santa Catarina e isso tem um custo que poderia ser investido em outros setores, como saúde, educação, entre outros.”

O presidente do legislativo, vereador Aldo da Silva (PSDB), destacou que é preciso ter mais consciência sobre o descarte do lixo em Vacaria. Ele falou ainda, sobre o descaso de algumas pessoas sobre o descarte de máscaras. “Muitas pessoas vivem da reciclagem e, com o alto custo que estamos tendo para levar para fora [do Estado] precisamos sim, tomar consciência e reciclar cada vez mais. Aproveito para destacar que tenho visto muita máscara no chão e no lixo [sem o descarte correto], o que se torna perigoso, pois elas podem estar contaminadas.”

A vereadora Silvana Montanari (PL), complementou a fala do presidente Aldo. “Ninguém sabe por quanto tempo a máscara contamina ou não contamina [depois de descartada], então, quando descartar a máscara, não custa colocar em um saco plástico e amarrar, ir colocando dentro de uma garrafa pet, quando estiver cheia, tampa e identifica. Isso ajuda quem trabalha na reciclagem e evita muitas contaminações.”

O vereador Claudiomir Lira de Lima (PSD), lembrou que é preciso dar atenção aos recicladores de Vacaria. “Nós temos várias associações de reciclagem em nosso município que precisariam de um pouco mais de atenção e objetividade para eles. Vamos sentar com os responsáveis e tenho certeza que será bem fácil de a gente começar a trabalhar nisso e trazer a união dessas associações.”

Reciclar é proporcionar o reaproveitamento de materiais que servem como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são papel, vidro, metal e plástico.