LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE VACARIA COMEMORA 60 ANOS COM HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL

31/05/2022

31/05/22 11:06:35

| Crédito: Saulo Vargas

por Giordana Grigol

Na noite fria de terça-feira (31), a Câmara Municipal foi palco da homenagem aos 60 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria. Foi entregue para a presidente da entidade, Senhora Maria Doralice Maciel Gil, pelas mãos da vereadora proponente da homenagem, Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), uma placa alusiva à comemoração.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria é uma das Ligas mais antigas do Estado Gaúcho em atuação. Foi e tem como norteador a filantropia de Combate ao Câncer que se tornou um exemplo de luta heroica e de sobrevivência, dedicando-se à área da saúde na prevenção e no apoio aos portadores de câncer no município de Vacaria.

A vereadora Selmari, usou seu espaço de fala na tribuna para destacar a importância do trabalho realizado, em especial, das voluntárias da entidade.

“Olhar para trás é falar de trajetórias. Nesses 60 anos tiveram vitórias, perdas, consolos, colos, abraços e choros, porque a vida se faz disso. E que bom que podemos prestar a nossa homenagem a esse trabalho de garra, pois todos nós temos a responsabilidade de homenagear essa entidade. É importante que nós também nos coloquemos a serviço para poder ajudar no que vocês fazem.” - disse a vereadora Selmari.

Durante a sessão solene foi apresentado o vídeo institucional e comemorativo aos 60 anos da Liga. A produção, marcada pela música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, ilustra a força das pessoas que enfrentam o câncer e a dedicação das pessoas voluntárias que fazem o trabalho acontecer.

Atualmente, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria conta com o trabalho voluntário de 35 mulheres vacarianas e com o apoio da comunidade, de pessoas doadoras e com a parceria de outras instituições do município. Atividades anuais em prol da Liga também são realizadas para angariar fundos.

A presidente da Liga, Maria Gil, reforçou na Sessão Solene de ontem o papel acolhedor das voluntárias com os pacientes portadores de câncer.

“O paciente que recebe o diagnóstico de câncer passa por um sofrimento imenso, pois a notícia trás uma carga muito pesada, permeada de dor, angústia, tristeza, frustração. Essas situações se acentuam quando se trata de famílias de baixa renda. O nosso papel é justamente dar suporte psicológico e emocional a esses pacientes e suas famílias, oferecendo amparo, conforto, fé e crença de que a cura existe e é possível.” - destacou Maria Gil.

Vale destacar que em 2008, as voluntárias e a Presidente da entidade, na época, Senhora Leila Basso Paganella, conseguiram adquirir uma sede própria para a Liga. A concretização do projeto foi possível devido a parceria firmada entre a iniciativa privada e o poder público.

No ano passado a Câmara Municipal, por meio do Projeto de Lei Executivo 71/2021, destinou verbas para a manutenção e reforma da atual sede.

Quem quiser pode assistir a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria que foi transmitida ao vivo e que está registrada na página da Câmara no Facebook e no canal do legislativo no YouTube.