MÊS DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FICA INSTITUÍDO EM VACARIA

Data de publicação

27/05/2022

Data de atualização

27/05/22 10:49:53

Conforme o vereador autor, diante da gravidade das consequências na vida das vítimas, o tema precisa ser debatido no município, dando reforço especial em escolas, instituições e outros órgãos.

por Giordana Grigol

O Projeto de Lei Legislativo 27/2022, que institui o mês “Maio Laranja” no calendário municipal, foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária de quarta-feira (25). A iniciativa é do vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB).

Nacionalmente, o mês de maio é o período do ano que marca a conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. E, o dia 18 de maio é a data alusiva, pois faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Conforme o vereador Mauro, o objetivo de incluir o “Maio Laranja” no calendário municipal é dar mais atenção sobre a importância da conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A campanha é muito importante pois as consequências do abuso sexual para a vida das vítimas são muito sérias e causam danos irreparáveis no desenvolvimento físico, psíquico e social delas. Diante da gravidade das consequências na vida das vítimas, esse tema, precisa ser debatido em nosso município, dando reforço especial no mês de maio, em escolas, instituições públicas e demais órgãos.” - explica o vereador.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces